Pplware

Costa Rica leva já 150 dias a utilizar 100% de energia renovável

Há cada vez mais países a apostar em novas formas de produzir energias limpas, e há mesmo já quem consiga ter progressos significativos na própria produção de energias renováveis. Portugal, como vimos em Maio passado, esteve 4 dias apenas a consumir energia renovável.

Mas um caso digno de destaque é a Costa Rica que leva já 76 dias consecutivos a consumir, exclusivamente, recursos renováveis, tendo já em acumulado 150 dias só este ano, a utilizar 100% de energia renovável.

A Costa Rica continua a fazer progressos significativos em relação à produção de energia renovável. Já no passado, este país havia conseguido 75 dias consecutivos dependendo, unicamente, de recursos energéticos renováveis, tendo sido capaz de fechar o ano de 2015 com 99% de produção de energia verde.

 

76 dias consecutivos com energia renovável

De acordo com o Centro Nacional de Controlo de Energia (CENCE), o último dia em que a Costa Rica precisou de suporte térmico foi a 16 de Junho passado e, desde então, todo o consumo energético no país tem vindo a recorrer à energia renovável, de modo que, no passado dia 6 de Setembro, foi anunciado que o país iria conseguir superar a proeza de 2015 e atingir 76 dias consecutivos dependendo unicamente de energia renovável.

Os meses de Julho e Agosto foram os únicos meses, de 2016, com um consumo de 100% de energia limpa e, ao rever os números de produção de Agosto, foram encontradas várias curiosidades que podem ajudar a entender esta situação. Por exemplo, é referido pela entidade que 80,27% da produção vem da energia hidroeléctrica. Já a energia eólica caiu cerca de 42% em relação a Julho.

Este é, sem dúvida, um número importante e um feito considerável. Contudo, há alguns dados que ajudam a Costa Rica a atingir este marco energético. A dependência dos combustíveis fósseis é mais fácil de sanar num país que tem, por exemplo, um tamanho de 51.000 quilómetros quadrados e uma população de 4,9 milhões de habitantes.

Para colocar isso em perspectiva, durante o anos de 2015 a Costa Rica gerou 10.713,7 Gigawatt-hora, enquanto os Estados Unidos fecharam o ano com cerca de 4 milhões Gigawatt-hora. Outro dado importante diz respeito às indústrias primárias do país, que é a agricultura, de modo que o consumo industrial, que é quem mais exige recursos energéticos, não é a mais predominante no pais.

Apesar de tudo isto, a Costa Rica está a pressionar o seu comportamento para ser o primeiro país a basear o seu consumo exclusivamente em energia renovável. Para ajudar ao seu objectivo, no próximo dia 16 deste mês, será inaugurado um grande projecto hidroeléctrico conhecido como o ‘Reventazón’. Esta nova infraestrutura está a ser desenvolvida há 6 anos e será capaz de gerar 305,5 megawatts, o que será suficiente para fornecer energia a 525.000 famílias.

O mundo está, de facto, a dar passos, pequenos, mas sólidos no que toca à independência dos combustíveis fósseis.

ICE

Exit mobile version