Pplware

Copresence: A Google vai lançar uma alternativa ao AirDrop

A Google tem tentado ao longo dos anos trazer para os seus sistemas operativos a capacidade de interagir com os restantes. Isso obriga a gigante das pesquisas a desenvolver aplicações e serviços não apenas para o seu universo mas também para os restantes.

A mais recente aposta ainda não está materializada, mas o Copresence prepara-se para chegar em breve e trazer para o Android e para o iOS a capacidade de trocar ficheiros de forma simplificada.

O Copresence já tem vindo a ser falado, sempre na forma de rumores e até com o nome Google Nearby, como sendo a forma que a Google criou para facilitar a transferência de ficheiros entre dispositivos móveis.

Esta não é uma novidade no mundo dos sistemas operativos, mas a Google resolveu inovar ao tornar o Copresence compatível com o Android e com o iOS. Desta forma conseguem abranger um ainda maior número de utilizadores, ao mesmo tempo que consegue dar a todos uma funcionalidade que por norma está presa a um único sistema.

Ainda não existe qualquer versão disponível do Copresence, mas segundo os sites Android Police e Tech Aeris, este serviço está já várias vezes referenciado na última versão do Google Play Services.

A forma como o Copresence vai funcionar vai também ser diferente das propostas que existem. Não se vai limitar à proximidade entre dispositivos, que depois através de Bluetooth faz a transferência dos ficheiros, mas vai mais longe e usa o Wifi e o Wifi directo para a transferência de dados.

E estes dados não se vão limitar a ficheiros, sendo alargados também a mapas, música, fotografias, websites e muito mais. A integração com os Hangouts é uma certeza e vai permitir que este serviço de mensagens seja ainda mais enriquecido.

Para além da existência desta funcionalidade estar presente no Android, de forma nativa, é ainda esperada a existência de uma API que faça a ponte do Copresence com as várias aplicações que o podem usar. Documentação sobre esta API foi também encontrada em vários sites da Google, dedicada aos programadores.

Com o Copresence a Google pretende alargar algumas funcionalidades que o Android já tem, com o Android Beam, que se baseia em NFC, ao mesmo que a alarga para campos e para outros sistemas, criando uma ferramenta mais universal que as que actualmente estão disponíveis.

O Copresence é também a primeira utilização real que a Google está a dar ao Bump depois de o ter comprado no ano passado. Não existem ainda datas concretas, mas o Copresence deverá ser lançado nas próximas semanas.

Exit mobile version