Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

O Pplware, dada a sua natureza de fonte de informação e de repositório de conhecimento, é muitas vezes contactado pelos seus leitores para que se os possamos ajudar a esclarecer situações e questões que surgem naturalmente associadas à utilização de todos os equipamentos e tecnologias.

Porque sabemos que as dúvidas não são exclusivas de um único leitor resolvemos alargar um pouco a disponibilização e criámos esta rubrica semanal onde iremos escolher as questões mais pertinentes e partilhar as respostas com os restantes leitores, conseguindo assim levar a informação a muitos mais leitores e esclarecer o máximo de utilizadores do Pplware.

Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais quatro questões que nos forma colocadas no Facebook do Pplware e por email.

As legendas, sempre o problema das legendas…

Ter acesso a vídeos na Internet não é sempre sinonimo de os podermos ver sem problemas. O maior que podemos ter é preparar os ficheiros e colocá-los agrupados, de forma a termos o vídeo e as legendas sempre acessíveis.

Quando a ideia é fundir estes dois ficheiros num único o grande complexidade aumenta e foi precisamente aqui que o leitor Home Gamer encontrou problemas.

Este é um problema que infelizmente é comum e ele pede ajuda para o contornar e ter a versão 2.3 do Android no seu Galaxy!

Podem me indicar um programa pago ou não para mac ou pc que me faça o seguinte:

introduza legendas que eu tenho num ficheiro de video sem esse ficheiro ter de ser gravado num dvd ou perder qualidade, que crie então um outro ficheiro nas mesma qualidade mas com legendas, usei um programa chamado convertxtodvd e não dei resultado usei outro aqui postado num tópico do pplware chamado easybrake mas demora muito tempo e não sei se vou ter o resultado esperado

ps: ja pesquisei muito sobre o assunto e não encontrei nada que me esclarecesse

obrigado pelo vosso tempo

cumprimentos

Resposta:

Essa foi uma dificuldade que passei na época da massificação de leitores DVD que liam DivX (e outros) com legendas. As legendas .srt/.sub carregadas tinham mau aspecto, em tamanho, cor e tipo de letra, e tornava desinteressante ler dessa forma. No entanto, tudo o que era em formato DVD normal era reproduzido correctamente. Cheguei a uma aplicação muito interessante, para Windows, que consegue embeber as legendas no ficheiro de vídeo sem ser necessário processar todo o vídeo novamente.

A “aplicação maravilha” é gratuita e chama-se AviSub. Permite definir todos os parâmetros possíveis nas legendas: posição horizontal e vertical, tipo de letra, tamanho e cor e até incluir outros idiomas. Após seleccionado o ficheiro de vídeo e de legendas, basta iniciar o processamento e em poucos segundos fica disponível o ficheiro de vídeo final com as legendas incluídas.

Devido a codificações mais estranhas, por vezes o ficheiro gerado fica apenas com algumas dezenas de megabytes onde o processo não teve sucesso. Suponho que isso se deve a uma necessidade de indexação de frames e há uma solução simples para resolver esse pormenor (embora surja esporadicamente): basta abrir o vídeo na aplicação Avidemux, também gratuita, e responder “Sim” nas questões iniciais (para Build VBR time map e iniciar o Rebuild frame do index). Para terminar basta gravar o ficheiro de vídeo corrigido em File > Save > Save video. Esse ficheiro guardado será depois o utilizado posteriormente no AviSub.

Adicionalmente, existem guias para vários procedimentos na página do AviSub referida acima.

Após feedback do utilizador, foi referido que o vídeo em questão era no formato MKV, o que inviabiliza o software que recomendei. Segundo ele, o problema ficou resolvido com o software Total Video Converter, que embora demore um pouco no processamento, o resultado final é o esperado.


Controlar o Android e obter ainda mais dele

O Androis é um sistema operativo que está em constante melhoria. Cada ver mais se consegue extrair dele funções que são do agrado dos utilizadores. É um desses truques que o leitor Valente pretende fazer e por isso colocou-nos a sua dúvida.

No Tablet Asus Transformer com ICS 4.0.3 (base Asus) posso fazer comandos ADB num Terminal Emulator ou similar?

Se sim, ligando eu um smartphone por USB ao Tablet poderei dirigir esses comandos ao phone, para terem efeito neste? (ás vezes não se tem um pc á mão!).

Eu faço normalmente os downloads no Tablet e depois passo-os para o phone por USB, Tablet é host e Phone é slave. Funciona bem.

Resposta:

Não há muita informação sobre isso. Segundo consegui apurar, o kernel no android não contempla drivers ADB (que por vezes até diferem bastante de modelo para modelo), o que impossibilita que outros dispositivos que a ele liguem possam receber esses comandos debug directamente por essa bridge.

A questão de conseguir copiar ficheiros de um para o outro, é porque o “phone” que refere é montado como armazenamento USB, o que encaixa nos dispositivos de armazenamento que o Transformer está preparado para reconhecer.


Uma actualização do Windows que não correu como esperado

O Windows, em qualquer uma das suas versões, é um sistema operativo robusto e estável. Os problemas surgem quando começamos a colocar variáveis no sistema que o levam a um desequilíbrio.

Foi provavelmente isso que aconteceu num dos portáteis do leitor Manuel Pina que após uma actualização deixou de funcionar de forma correcta.

Boa tarde, o meu nome é Manuel Pina.

Tenho seguido o vosso site Pplware e acho muito interessante, o motivo do meu contacto é pedir a vossa ajuda para um problema que me surgiu no PC.
Desde já informo que eu sou apenas um curioso, tenho gosto pela informática, mas tenho muito poucos conhecimentos da mesma, normalmente quando faço alguma coisa mais complexa (para mim) é por tentativa e erro.

Tenho dois portáteis um Acer ASPIRE AWXMi 5051 com o sistema operativo Xp. E um Fujitsu Siemens Amilo Pro com o sistema operativo Vista.
Como o PC Acer 5051 Xp andava a dar problemas, resolvi instalar o sistema operativo Vista no Acer com o CD que vinha com o Fujitsu.

Primeiro converti a partição para NFT, depois introduzi o CD (não estava ligado à net nesse momento) e segui os passos normais que vão aparecendo no ecrã.

No dia a seguir liguei novamente o computador, liguei a net para descarregar as actualizações, tudo normal no fim das actualizações instaladas aparece uma msg a dizer que é necessário reiniciar o PC para as actualizações entrarem em vigor (a palavra era esta ou outra mas de momento não me recordo qual) cliquei sim o PC desligou e começou a reiniciar, e agora aparece a seguinte msg no ecrã.

GESTOR DE ARRANQUE DO WINDOWS

O arranque do windows falhou a causa pode ser uma alteração recente de hardware ou software.
Parar corrigir o problema:

1. Insira o disco de instalação do windows e reinicie o computador.

2. Seleccione o idioma e prima “seguinte”.

3. Clique em “reparar o seu computador”.

Se não tiver o disco contacte o administrador do sistema ou o fabricante do computador para obter assistência.

Ficheiro: windows\system32\winload.exe
Estado: 0xc000000f

Informações não foi possível a entrada seleccionada porque a aplicação está danificada ou não está presente

ENTER = Continuar ESC = Sair

Fiz o que estava indicado, inseri o CD reiniciei e não deu nada, voltou ao mesmo ecrã com a mesma msg.
Retirei o CD e carreguei na tecla enter, que mostra o que vem descrito em baixo.

GESTOR DE ARRANQUE DO WINDOWS

Escolha um sistema operativo para iniciar ou prima TAB para seleccionar uma ferramenta (utilize as teclas de seta para realçar a sua escolha e prima ENTER.)

Windons Vista

Para especificar uma opção avançada prima F8.

Ferramentas:
Diagnóstico de Memória do Windows

ENTER = Escolher TAB = Menu ESC = Cancelar

Com a seta selecionei a opção Windons Vista carreguei no ENTER e não fez nada, de seguida carreguei na TAB aparece um ecrã em que a unica coisa possivel é fazer o Diagnóstico de Memória do Windows, foi o que fiz e não dá qualquer erro e ando nisto sem conseguir encontrar solução, andei a pesquisar e li que no Acer quando dá este tipo de problema, no arranque se deve carregar logo na tecla F8 o que já tentei e nada, também tentei reinstalar novamente o SO com o CD mas também não dá nada, tentei reiniciar com o Hiren`s 15 na pen faço o reebot e vai dar ao ecrã preto com a mesma msg, já tenho PC assim à cerca de 2 meses e como não tenho disponibilidade financeira para o mandar a uma loja tenho tentado encontrar uma solução, se me poderem ajudar ou esclerecer de alguma forma agradecia.

Atentamente: Manuel Pina

Resposta:

Parece haver alguma confusão nos procedimentos que seguiu.

Pegando no primeiro problema que surgiu, tudo indica que o Windows Update tenha instalado uma actualização de um driver que, afinal, é incompatível com o seu hardware.

Quando o voltar a fazer deve ter atenção que nem sempre uma actualização de drivers pelo Windows Update é uma boa solução. Primeiro verifique se o dispositivo em questão funciona correctamente. Caso não funcione, deve procurar primeiro drivers proprietários, na respectiva marca, e tentar instalá-los. Se não conseguir, aí é que pode tentar o Windows Update.

Depois, quanto à falha do arranque, existem opções adicionais no arranque do Windows que permitem reverter para a última configuração boa conhecida. Para aceder a esse menu deve carregar na tecla F8 logo após o computador passar o ecrã de “post” (onde surgem informações da BIOS e afins), imediatamente antes do Windows começar a carregar. Carregue nessa tecla várias vezes pois ela é capturada pelo sistema num curto espaço de tempo.

Quanto ao seguinte problema de colocar o CD e não dar nada, é porque devia ter definido o Boot a partir da drive óptica. A escolha desse arranque varia consoante a BIOS, mas normalmente há instruções no ecrã de “post”. Caso não haja, na BIOS poderá configurar isso (normalmente a tecla ‘del’ ou ‘F2’ fazem entrar na BIOS, se premidas no momento certo).

Resumindo, é possível que o seu computador tenha algum problema de hardware, que leve a conflitos e não possibilite o início correcto do sistema… estão muitos parâmetros em jogo e não é possível avaliar assim qual será o problema. Note que a instalação de uma versão OEM de uma marca num PC de outra marca pode também não correr bem, dado que cada versão OEM é direccionada à sua marca e podem por isso surgir conflitos.

Sugiro que volte a tentar o procedimento desde início, tendo agora cuidado com a actualização de drivers pelo Windows Update. Se mesmo assim falhar, recomendo-lhe a instalação do Linux Ubuntu. Temos vários guias direccionados a esse sistema operativo aqui no Pplware.


O iPad que não se liga à Internet pela partilha de rede no Mac

Os dispositivos móveis dependem agora muito do acesso à Internet. Nada como usar os nossos portáteis para fazer uma partilha de rede e dar-lhes o acesso que necessitam.

Não é algo complicado de fazer quando corre bem, mas isso não aconteceu ao leitor Ricardo Laurêncio.

Bom dia Pplware,

Estou a ter um problema com a partilha do hotspot atraves do MACBOOK PRO. executei a partilha tal como explicado e tudo parece funcionar perfeitamente, quando me conecto a rede com o IPAD ele reconhece e conecta-se simplesmente não consigo aceder à internet.

O IP que me aparece no IPAD é distinto do que tenho actualmente no MACBOOK.

Podem-me ajudar a entender o que estou a fazer de errado?

Obrigado

Ricardo Laurencio

Resposta:

A forma de fazer essa partilha foi já apresentada pelo Pplware neste artigo. Recomendamos que a siga passo a passo e que veja onde pode estar o problema.

Com a informação dada não é simples de fazer um diagnóstico completo, mas podemos avançar com algumas respostas. O ideal mesmo é ver no local o problema e fazer aí a detecção e correcção deste.

Antes de mais é importante lembrar que não é possível usar a placa de rede sem fios para aceder a uma rede e ao mesmo tempo fazer uma partilha através desse mesmo dispositivo. A partilha terá de ser feita sobre a interface Ethernet ou outra que esteja ligada à Internet. Pode ser uma USB, através de uma pen 3G/4G ou uma outra ligação disponível.

É também normal que o iPad fique com um endereço IP diferente da rede em que está o Mac pois este vai criar uma rede própria para fazer essa partilha.

Em resumo, repita os passos apresentados neste artigo e a ligação do iPad deve dar acesso à Internet.


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas nos canais de comunicação do Pplware. Falamos do nosso Facebook, do email geral @ pplware.com ou do nosso formulário de contacto.

Exit mobile version