Pplware

Conheça as novidades do Safari 6

A chegada do Mountain Lion trouxe a todos os utilizadores do Mac OS X um elevado conjunto de novidades.

Dentro dessas novidades vem a mais recente actualização do browser da Apple, o Safari. Estas novidades tinham sido já apresentadas no passado dia 11 de Junho na Keynote da Apple, mas hoje estão disponíveis para o público através de uma actualização ou com o Mac OS X Mountain Lion.

A mais recente versão do Safari, a 6, está a levantar algum burburinho nos meios de comunicação pois até esta hora ainda não foi disponibilizada a versão para Windows. O normal é estas duas actualizações serem disponibilizadas em simultâneo, o que não aconteceu.

Especula-se que a Apple tenha terminado de forma silenciosa todos os desenvolvimentos da versão para Windows deste browser. Toda a informação relativa à versão do Safari para Windows foi inclusive removida do seu site.

A versão que vem pré-instalada no Mac OS X Mountain Lion, e que pode ser obtida como actualização no Lion, traz algumas novidades muito interessantes e que vão facilitar ainda mais a sua utilização.

A maioria dessas novidades estão apenas disponíveis para os utilizadores do Mountain Lion, não estando disponíveis para os utilizadores da versão para o Lion.

Em primeiro lugar vão poder aceder aos separadores que estão abertos no safari noutros equipamentos. Estes separadores são guardados no iCloud e acedidos em qualquer uma das versões do Safari para os diferentes sistemas operativos onde este é suportado.

No caso do iOS esta funcionalidade requer que tenham instalada a versão 6, que apenas chega mais no final deste ano. Por isso, e para já, apenas pode ser usada entre versões do Safari entre computadores Mac.

Outra novidade que podem já usar é a capacidade de partilharmos as páginas que estamos a visualizar. Podemos enviar por email, iMessage ou por Twitter. Também é aqui que passamos a fazer a adição de endereços à lista de favoritos ou à lista de leitura.

Por forma a termos acesso aos separadores que temos abertos e podermos, visualmente, escolhermos os que pretendemos ver, Safari passa a ter a opção de estes serem apresentados de forma a serem vistos em conjunto.

A utilização do multi-toque permite que naveguem entre estes separadores e ao escolherem o pretendido basta que o seleccionem para este ser apresentado.

Também agora, a partir desta versão, o Safari já tem também uma barra de endereço inteligente. Passam a poder concentrar aí todas as vossas pesquisas ou endereços que pretendem visualizar.

À medida que vão digitando o texto que pretendem, o Safari apresenta-vos as alternativas possíveis, baseadas no vosso histórico de navegação ou nos favoritos. Podem também escolher a opção de pesquisar esses termos no Google.

Esta é a única novidade que não é exclusiva da versão do Safari para Mountain Lion.

Foi finalmente implementada a opção Do Not Track no Safari e agora podemos finalmente navegar sem que os nossos dados sejam recolhido.

A somar a todas estas novidades, a Apple apresentou ainda melhorias significativas na performance do Safari. O novo motor de JavaScript consegue fazer com que as páginas web carreguem ainda mais depressa. Passa a poder fazer uso dos processadores multi-core.

Existe também uma abordagem diferente e mais adaptativa na forma como o CSS é renderizado, o que resulta na melhoria da performance deste browser.

Ainda não existe confirmação do abandono da versão para Windows do Safari, mas tudo indica que este browser deixo de ser desenvolvido para este sistema operativo, o que representa uma perda para todos os que o usavam e que dele faziam uma ferramenta de trabalho e/ou lazer.


Homepage: Safari

Exit mobile version