Pplware

Confirmado! Vírus raro Chapare provoca contágio entre humanos

Não, não é o novo coronavírus e a informação está a alarmar as entidades de saúde. Chama-se Chapare, pertence à família do vírus do Ébola e causa febre hemorrágica e é mortal.

Hoje foi confirmado, na Bolívia, o primeiro contágio recente entre humanos deste “vírus raro”.


Investigadores do Centro de Controlo de Doenças dos Estados Unidos (CDC) descobriram a primeira transmissão entre humanos de um vírus raro.  Este “novo” vírus com o nome Chapare é da família (de vírus) que pode causar febres hemorrágicas, como o Ébola, revela a SIC Notícias. Segundo o canal, até agora só era conhecido um caso de um ser humano infetado pelo vírus Chapare. Tratava-se de um agricultor boliviano, da província de Chapare que em 2003 contraiu a doença. Desde essa altura nunca mais se ouviu falar de tal doença.

De acordo com o CDC, a febre hemorrágica Chapare (CHHF) é uma febre hemorrágica viral causada pela infeção pelo vírus Chapare. O vírus Chapare pertence à família dos arenavírus. Os arenavírus geralmente são transmitidos às pessoas por contacto direto com roedores infetados ou indiretamente pela urina ou fezes de um roedor infetado.

Em 2019, pelo menos cinco pessoas foram infetadas por este vírus. De acordo com a investigação do CDC, dois doentes transmitiram o vírus a três profissionais de saúde na província de Caranavi. Um dos pacientes e dois médicos acabaram por morrer.

Caitlin Cossaboom, epidemiologista do CDC revelou ao The Guardian que…

A nossa investigação confirmou que um jovem médico, um médico de ambulância e um gastroenterologista contraíram o vírus depois de contactos com pacientes infetados. Dois dos profissionais de saúde morreram. Acreditamos que os fluidos corporais podem transportar o vírus

Os cientistas têm agora pela frente mais um desafio para perceber melhor o vírus e qual a sua capacidade de contágio e de causar eventual epidemia/pandemia.

Exit mobile version