Pplware

Confirmado: Rui Pinto é o denunciante do Luanda Leaks

O Luanda Leaks caiu que nem uma bomba na vida de Isabel dos Santos, pois expôs os crimes que empresária angolana fez no seu país.

A PJ já suspeitava de quem poderia estar por detrás desta denúncia e, agora ficou confirmado: Rui Pinto é o denunciante do Luanda Leaks.


O responsável pelo Football Leaks, está agora novamente ligado a outro processo de denúncia de crimes.

Após suspeitas da Polícia Judiciária, confirma-se agora que Rui Pinto é o denunciante do Luanda Leaks, a divulgação de informação que pôs Isabel dos Santos, e os seus cúmplices, em maus lençóis.

A confirmação foi feita por William Bourdon, advogado de Rui Pinto e também presidente da PPLAAF, uma plataforma de proteção de whistleblowers em África, ao Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação, ICIJ, adianta o Expresso.

Bourdon diz que o hacker havia entregue, em 2018, um disco rígido com dados ligados às recentes revelações sobre a riqueza de Isabel Dos Santos.

Em comunicado, o advogado de Rui Pinto refere:

O PPLAAF está satisfeito por, mais uma vez, um whistleblower revelar ao mundo actos que vão contra o interesse público internacional.

Tal como no caso do Football Leaks, estas revelações devem permitir o lançamento de novas investigações judiciais e assim ajudar na luta contra a impunidade dos crimes financeiros em Angola e no mundo.

Segundo o Expresso, o advogado adiantou ainda que o objetivo de Rui Pinto era expor atividades ilegais ou contrárias ao interesse público e, por conseguinte, ajudar a sociedade a compreender a cumplicidade dos facilitadores do mundo ocidental no enriquecimento de Isabel dos Santos à custa dos angolanos pobres.

 

Luanda Leaks expôs mais de 715 000 documentos que incriminam Isabel dos Santos

O “bom nome” da mulher mais rica de África e também filha do ex-presidente de Angola, ficou comprometido após o Luanda Leaks.

A denúncia expôs mais de 715 000 documentos que põem em pratos limpos o roubo de Isabel dos Santos à riqueza de Angola.

Isabel dos Santos

Em suma, o Luanda Leaks mostra, ao pormenor, como Isabel dos Santos  enriqueceu e acumulou uma fortuna acima dos dois mil milhões de dólares.

Dos crimes denunciados, destaca-se o desvio de fundos públicos que a empresária fez na Sonangol, nos 18 meses do seu mandato na petrolífera estatal angolana. No entanto, Isabel dos Santos nega todas estas acusações, tendo já mudado de residência para o Dubai e pedido cidadania russa.


Leia também:

Exit mobile version