…pela própria Microsoft
O desenvolvimento de novas versões dos sistemas operativos móveis tem trazido dissabores a quem tem equipamentos mais antigos, que por norma ficam esquecidos e não têm acesso às actualizações.
No caso particular da Microsoft, este foi um problema grave quando saiu a versão 8 do Windows Phone, que deixou de fora muitos equipamentos anteriores, alguns deles com poucos meses, o que deixou muitos utilizadores insatisfeitos.
Mas a Microsoft aprendeu com esse erro e agora anunciou que a próxima versão do Windows Phone terá suporte para toda a gama Lumia que corre o Windows Phone 8.
Este anúncio, lançado de forma oficial, mas não vinculativa, foi feito pela própria Microsoft em resposta a uma questão colocada no Twitter.
A resposta provavelmente revelou mais do que a marca pretendia que se soubesse e deu a conhecer alguns pormenores da próxima versão do Windows (Phone).
Em primeiro lugar está o anúncio do suporte para o novo Windows por parte de toda a família Lumia que actualmente corre o Windows Phone 8. Esta garantia dá aos utilizadores a certeza de que os seus actuais equipamentos vão ser suportados no futuro.
Em segundo lugar, temos o nome do novo Windows. Foi referido que se chamará Windows 10, perdendo já a associação ao Phone, algo que se vem a especular há algum tempo.
A unificação entre as versões do Windows é algo que a Microsoft tem vindo a trabalhar e parece que com esta versão é dado o primeiro passo nesse sentido, mesmo que seja apenas no nome.
@Kalars07 We plan to upgrade all Windows Phone 8 devices to Windows 10 in the future 🙂
— Lumia (@lumia) 13 novembro 2014
É claro que a resposta dada pela Microsoft não tem presente alguma da informação que seria do interesse dos utilizadores, mas que ainda é cedo para existir. Em particular, a data desta nova versão seria importante, mas ainda é muito cedo para que seja avançada.
Também nenhuma das possíveis novidades que estão a ser preparadas foi falada, o que mais uma vez demonstra que a Microsoft ainda tem este sistema num estágio muito inicial de desenvolvimento.
Depois de um mau momento na transição do Windows Phone 7 para o 8, a Microsoft aprendeu e tem mantido o suporte para os equipamentos mais antigos. A transição para a actual versão do Windows Phone mostrou isso mesmo e, pelo que se pode ver agora, será mantida.
Excelentes notícias para todos os que têm equipamentos Lumia. Mesmo com as mudanças que a Microsoft está a implementar no seu sistema operativo, tem conseguido manter o suporte para hardware mais antigo e que noutros ecossistemas já teria sido abandonado.