Desenganem-se aqueles quem achavam que a tecnologia ajudava em muito no processo de ensino/aprendizagem dentro da sala de aula.
De acordo com um estudo recente, as turmas que não recorrem à tecnologia apresentam, por norma, melhores resultados.
O estudo foi realizado pelo departamento de Economia do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e revela que a não existência de tecnologia dentro das salas de aula garante, no geral, melhores resultados.
Durante 15 anos os professores têm vindo a debater exaustivamente a questão do recurso à tecnologia, em especial o uso de computadores em sala de aula. Alguns professores consideram que os PCs são um elemento de distracção, mas outros defendem que estes equipamentos tecnológicos ajudam no processo de ensino/aprendizagem, tornando as aulas menos monótonas.
Neste estudo, os responsáveis pela investigação (Susan Payne Carter, Kyle Greenberg e Michael Walke) dividiram os alunos da Academia Militar dos EUA em três grupos, de forma a posteriormente comparar resultados obtidos. No primeiro grupo foram usados PCs e tablets para tirar apontamentos na aula. O segundo grupo usou tablets, mas apenas para acesso a conteúdos relacionados com a disciplina. O terceiro grupo não usou qualquer tipo de tecnologia.
Após a análise dos resultados, verificou-se que os alunos que usaram PCs foram os que obtiveram piores resultados. Nem mesmo os melhores alunos, integrados no primeiro e segundo grupo, conseguiram “escapar” à tecnologia, pois os resultados ficaram muito a desejar, algo que surpreendeu os investigadores, que achavam que estes iam usar a tecnologia de forma moderada.