Atualmente vivemos um período conturbado que ficará marcado na história da humanidade. Apesar de haver muita informação, os mais novos têm dificuldades em perceber o que se passa. Tudo mudou muito rápido e é importante informar, mas de forma a que percebam.
Existe atualmente muita informação para explicar às crianças o momento que vivemos. Hoje deixamos uma sugestão de um site com livros, grafismo e vídeos educacionais para ajudar os pais, encarregados de educação e docentes a explicar a pandemia, a COVID-19 e os novos tempos de “estranhas etiquetas sociais”.
CoronaKids – Informações fáceis de perceber sobre o novo coronavírus
A pandemia provocada pelo novo coronavírus afeta-nos a todos, incluindo às crianças. Contudo, estas podem achar tudo estranho, o afastamento dos avós, dos amigos da escola, dos seus hábitos diários e da falta de rotinas.
Segundo os investigadores, este cenário pode tornar-se complexo para as crianças entenderem:
Embalar informação baseada em provas sobre a pandemia de uma forma simples e entregá-la diretamente aos educadores e aos sistemas educativos irá beneficiar as crianças, os seus professores e as suas famílias.
Estes breves recursos centram-se no conteúdo adequado à idade, no conhecimento sobre o vírus e na forma de evitar a sua propagação para capacitar as crianças e inspirá-las a agir com a sua própria vontade.
Assim, para que se possa argumentar de forma direta, mas nas palavras certas, a DGS criou o CoronaKids. Este é um espaço lúdico-pedagógico criado com o objetivo de informar sobre esta doença que se está a espalhar pelo mundo, provocada pelo novo coronavírus.
No site, os visitantes, que se esperam que sejam muitas crianças, irão encontrar novas notícias todos os dias, informações úteis sobre a COVID-19, curiosidades, jogos, vídeos e atividades para entreter a ensinar. Tudo mostrado de forma divertida.
Um compêndio para as famílias e para os educadores
O trabalho está bem pensado por forma a reunir informação completa e de fácil entendimento. Conforme poderemos ver, a ideia é oferecer a informação para ser mostrada às crianças, mas igualmente para consumo de toda a família. Além disso, o material poderá ser importante para os docentes, por exemplo, dado que está bem estruturado e com um grafismo atrativo e didático.
Destacamos a área de vídeo. Esta está recheada de exemplos de boas práticas, por forma a ajudar a incutir nos mais novos hábitos para os quais eles não estão de todo treinados. Com o descofinamento e a volta das crianças às escolas, infantários e creches, nada como treinar as crianças e, sobretudo, treinar quem delas cuida.