Seguindo a maré de criação de blogues, iniciada pelo nosso caro Pedro Pinto, nessa altura acerca da plataforma de blogues da Sapo, proponho-vos a criação de um blogue sobre plataforma Blogger da Google, tão conhecida e largamente difundida pelas Internets.
O processo é, como não poderia deixar de ser, simples e directo, requerendo apenas um endereço de e-mail válido (não precisa de ser Gmail!) e alguma imaginação…
Aceda à página de criação de blogues aqui ou clicando no botão seguinte:
Daqui para a frente o processo é relativamente intuitivo, estando o mesmo dividido por várias fases.
Criar uma conta do Google
Muito importante: Não precisa de uma conta de e-mail do Gmail para criar um blogue! Basta indicar qual o seu e-mail pessoal pretendido e será enviada uma espécie de confirmação para o seu e-mail, de forma a verificar a sua autenticidade.
Preencha todos os campos com a sua identificação, password e captcha.
Atribua um nome ao seu blogue
Além de baptizar o seu blogue, personalize o endereço do mesmo. Aconselho-o a registar um link com texto facilmente pesquisável em motores de busca, para que potencie as suas visitas.
Seleccionar um modelo
Escolha o modelo que mais lhe agradar para o aspecto visual do seu blogue. Tenha em conta que é possível depois da criação do blogue, alterar o modelo do mesmo, através da inserção de código HTML que represente um modelo ao seu gosto.
Blogue criado!
Depois destes 3 passos, o seu blogue estará pronto a ser divulgado! Não deixe de utilizar as opções avançadas deste ecrã final, em que pode configurar um domínio personalizado, tal como .com, .net, .pt e tantos outros, assim como importar um blogue antigo a partir do ficheiros .xml dos seus artigos.
Criação de artigos
O que seria um blogue sem artigos? O seu novo Blogspot está pronto a receber novos artigos. Divulgue-o pela web, utilizando não só os motores de busca mas também ferramentas como o RSS ou o Twitter, usando o Twitterfeed, para notificar os seus “seguidores” acerca de novos artigos.
E terminámos o processo de criação do blogue. Resta-lhe personalizá-lo ao seu gosto e medida. Mas isso fica para uma próxima.
Bons artigos!