Recebeu uma mensagem da GALP a oferecer combustível? Por estes dias circulam na internet várias campanhas fraudulentas com o objetivo de roubar dados dos utilizadores. Infelizmente este tipo de campanhas têm tido algum sucesso mesmo considerando todos os alertas.
O caso mais recente foi a utilização da marca GALP para roubar dados aos utilizadores. Saiba como funciona o esquema.
Mensagem fraudulenta em nome da GALP
De acordo com a própria GALP, há uma fraude informática (Phishing) que começou a circular por mensagem de Whatsapp, a partir de 22 de Maio 2020, e que utiliza indevidamente a marca Galp para tentar obter ilicitamente dados. A empresa segure que apague a mensagem em questão e não a reencaminhe.
A mensagem recebida pelos utilizadores é semelhante à apresentada na seguinte imagem.
Acedendo ao link (que ainda está operacional) é apresentado um formulário que solicita o nome e ocupação. No site é apresentada a seguinte informação…
Devido a medidas de isolamento social para conter a propagação do novo coronavírus, os nossos tanques de armazenamento de combustível atingiram os seus LIMITES MÁXIMOS DE CAPACIDADE.
Como medida para evitar perdas significativas em nossas linhas de produção e, ao mesmo tempo, um esforço para ajudar os necessitados, estamos a oferecer 3 MESES DE COMBUSTÍVEL GRÁTIS a todos os que regressam às suas actividades profissionais ou académicas.
Introduzindo os dados e carregando em Consultar, é apresentada uma informação que indica quantos tanques terá direito por mês.
No final é solicitado que os utilizadores partilhem a “campanha fraudulenta” no WhatsApp.
Num comunicado publicado no próprio site, a empresa refere que não solicita dados financeiros ou pessoais por e-mail e comunica com os seus clientes apenas através dos seus canais oficiais, para os diversos serviços que presta.
Voltamos a salientar que caso recebam esta mensagem a devem eliminar, não dando seguimento ao solicitado.