Pplware

Codebits 2014: Os 3 dias da festa tecnológica Sapo

Depois do hiato do ano passado, o Codebits volta em força à Sala Tejo do MEO Arena, prometendo reunir 800 geeks num concurso de programação e com muitas palestras de software e hardware à mistura.

Tal como na passada edição, o Pplware esteve presente e traz-lhe o que de melhor se fabrica em apenas 2 dias de muita programação.

Durante esta 5ª e 6ª feira decorreram palestras de software e hardware em tracks paralelas, assim como muitas horas de workshops, onde os participantes puderam por as mãos na massa, programando ou mesmo soldando componentes para construir um robô.

O evento termina hoje com a apresentação dos trabalhos idealizados ao longo de 48 horas. Este ano o sistema de voto é diferente: desta vez o público presente no recinto vota mostrando um cartão vermelho ou verde.

A massa de cor verde ou vermelha é então detectada e a percentagem de votos positivos e negativos decide qual a ideia vencedora.

Mais uma vez, e à imagem do que aconteceu em anos anteriores, o Codebits não se dedicou apenas à programação e à exploração de novas ideias. A parte referente ao hardware esteve também presente e, numa sala dedicada, podemos ver projectos que se estão a preparar para evoluir e chegar ao mercado.

Vimos projectos que associavam robôs a óculos de realidade virtual e que permitiam a sua condução, o Bitalino com o seu toolkit low cost de sensores biométricos, impressoras 3D “portáteis” da Beeverycreative, a Inmotion com os raspberry Pi e Arduino e até uma réplica em tamanho real de duas motas do filme Tron.

Esta última era sem dúvida a peça central desta área, onde mais uma vez o génio do Arcade Man se mostrou em potencial máximo. Esta motas podiam jogar contra si e, num mundo alternativo e virtual, mais uma vez fazendo uso de óculos de realidade virtual.

Termina assim mais uma edição do Codebits, o evento que reuniu a massa geek nacional num clima de boa disposição e espírito de partilha inesquecíveis. Para o ano há mais!


Homepage: Sapo Codebits

Exit mobile version