Pplware

Chrome plug-ins… o principio do fim do Firefox!!!

Chrome vai ter suporte para plug-ins de terceiros. O título pode parecer-vos sensacionalista e até exagerado, mas é uma convicção que o Chrome canibalizará paulatinamente o Firefox, na minha humilde opinião, a junção das extensões, plugins, add-ons e afins é o principio do fim do Firefox.

Tudo indica que seja já a partir de Maio que o browser da Google vai suportar extensões desenvolvidas por terceiros.

 

No recente fórum de programadores do Chrome foi deixada a certeza do lançamento de uma nova versão do browser, com suporte para extensões de editores independentes. A data não foi avançada, mas tudo aponta para que seja já no próximo mês de Maio.

Este passo será muito importante e irá de forma definitiva aproximar o Chrome ao seu mais directo concorrente, o Firefox. Este browser da Fundação Mozilla possui centenas de características e recursos criados por terceiros. Se por um lado a Google pode tornar o browser mais atraente para nichos específicos de utilizadores, por outro poderá correr um risco – se enveredar pela mesma linha de desenvolvimento do Firefox – de ver este navegador perder velocidade, que uma das suas principais características.

De qualquer forma, o modelo adoptado pela Google cria uma dificuldade a mais para o Internet Explorer (IE), que fica como o único a aceitar apenas plug-ins criados pela Microsoft.

Apesar de líder de mercado, o IE está a perder utilizadores há dezenas de meses consecutivos para o rival Firefox. O IE detém hoje 69,8% de quota, segundo a NetApplications. Já o Firefox mantém 21,52% deste mercado.

O Chrome não conseguiu ir além do 1% desde a sua estreia. É, apenas, o quinto browser mais popular da Web, atrás de IE, Firefox, Safari e Opera.

Assim, o fim do Firefox poderá ser da sua liderança no que toca aos “alternativos”, os da “escola moderna”, não irá acabar, mas passará para um cenário secundário face ao ainda “verde” Google Chrome.

Exit mobile version