O brower da Google, o Chrome, é um exemplo de sucesso rápido, mas muito bem sustentado. Atacou em forma os desktops, com resultados excelentes, e alargou a sua presença aos equipamentos móveis, onde espera atingir as mesmas metas.
Ao fazer quatro anos, este browser mostrou que está pronto para continuar a desafiar a concorrência e, independentemente da plataforma onde corre, é o browser de eleição.
A prova disso está nos dados agora apresentados e que mostram que a versão para iOS do Chrome atingiu já os 2,7% de quota de mercado.
Os dados apresentados vêm da análise que a empresa de publicidade online Chitika, que monitoriza a origem dos browsers para onde essa publicidade é disponibilizada.
Numa primeira análise, os números agora apresentados podem parecer muito baixos face à concorrência e ao seu maior competidor, o browser nativo do iOS, o Safari.
Convêm no entanto lembrar alguns factos que podem mudar de imediato esta percepção e mostrar outra realidade por de trás destes números.
O Chrome para iOS surgiu no final do mês de Junho, o que lhe dá apenas 3 meses de mercado. Em poucos dias atingiu o top das aplicações gratuitas da App Store e aí se manteve durante cerca de um mês.
Enfrenta como principal concorrente um browser que está de tal forma embebido e integrado no iOS que é o que de forma nativa abre links e páginas web. Surgem agora as primeiras aplicações, da Google, quer permitem que definamos o Chrome como o browser a ser usado.
Segundo a análise que foi feita dos números apresentados, e que reportam apenas à utilização no Estados Unidos e Canadá, o Chrome deveria estar numa posição muito mais elevada.
O Chrome tem atingido picos mais elevados que os 2,7% apresentados, e que se reportam ao final do dia 12 de Setembro, tendo atingido valores de pico na ordem dos 6.83%, no dia 7 de Setembro.
O valor dos outros browsers atinge uma marca de 12%, o que não deixa de ser muito interessante, até porque a Apple tem a sua política de não permitir a alteração do browser por omissão no iOS.
Se algum dia esta regra cair por terra é altamente provável que os números se alterem radicalmente e possamos ver o Chrome, ou até mesmo outro browser, a atingir o topo desta tabela, à imagem do que já aconteceu na versão desktop.
Se estão curiosos e pretendem seguir a evolução da quota de mercado do Chrome no iOS, a Chitika disponibiliza nesta página gráficos que vos podem dar essa informação.