Pplware

Chrome OS vai permitir localização e eliminação remota de dados

O sistema operativo da Google, o Chrome OS, baseado no seu browser, tem estado a evoluir e a tornar-se uma alternativa a ter em conta.

Com um funcionamento único e com uma dependência grande da Internet, consegue dar aos utilizadores todas as funcionalidades necessárias, recorrendo a serviços Web.

Na continuação dos desenvolvimentos que têm estado a ser feitos, foi agora anunciada a criação de um mecanismo que irá permitir aos utilizadores gerir remotamente os seus dispositivos.

Esta funcionalidade tem estado a chegar aos sistemas operativos móveis e dá aos utilizadores a possibilidade de controlarem os seus dispositivos caso os percam ou sejam roubados, havendo ainda a possibilidade de estes serem localizados caso tenham GPS.

Desta forma conseguem minimizar a perda de dados e até proteger esses aparelhos de acessos não autorizados ou indevidos.

A Google, sabendo da utilidade deste sistema, até porque o tem já implementado no Android, resolveu começar a preparar o Chrome OS, e os dispositivos que o correm, para terem também essas funcionalidades.

Assim, e sempre que alguém perder ou vir desaparecer o seu Chromebook pode aceder remotamente a ele e bloqueá-lo, apagar o seu conteúdo ou localizá-lo.

A funcionalidade “consumer management”, é este o nome que a Google lhe está a chamar, ainda está numa fase inicial de desenvolvimento. Não existe mais do que uma zona para activar essa funcionalidade nas definições do Chrome OS e que não dá qualquer input ao utilizador.

Mas o que se sabe é que a Google está a preparar esta funcionalidade para ser disponibilizada em breve e a todos os utilizadores. Para já apenas os que têm o modo Dev activo é que conseguem ver essa opção.

Esta novidade vem preparar o Chrome OS para um patamar ainda mais elevado, colocando-o ao nível do que outros sistemas operativos já disponibilizam na área da segurança dos dados dos utilizadores.

A capacidade de bloquear a máquina, eliminar os seus dados ou simplesmente localizá-los vem dar aos utilizadores um maior controlo sobre o que acontece quando as suas máquinas deixam de estar na sua posse.


Homepage: Chrome OS

Exit mobile version