As guerras de números associados aos browsers não são novas e têm mostrado que o interesse dos utilizadores está já mais centrado nas funcionalidades que estes oferecem e não na “fama” que estes possam ter.
Várias fontes de estatísticas apresentam os seus números associados aos seus serviços, sempre com resultados diferentes, mas mostrando sempre que a liderança que o IE tinha está ameaçada e que o browser da Google tem hoje uma posição dominante.
A última apresentação de número de utilização dos browsers na Internet, fornecida pela Shareaholic, vem mostrar que o Chrome consegue ter já tantos utilizadores como os restantes gigantes juntos.
Os números disponibilizados pela Shareaholic são referentes à utilização do seu serviço durante o presente ano e mostram uma clara posição de domínio do Chrome face à concorrência, que se tem vindo a tornar muito expressiva com o decorrer do ano.
É de tal forma expressiva essa posição que o Chrome tem em Setembro, o último mês apresentado, mais utilizadores que a soma do Firefox, Internet Explorer e Opera.
A posição do Chrome, segundo o Shareaholic, tem vindo a cimentar-se desde o início do ano, tendo actualmente mais de um terço do tráfego total deste serviço.
Mas não é apenas a posição do Chrome que aqui importa mostrar. Os dados que o Shareaholic recolhe e apresenta comportam também os browsers dos dispositivos móveis, o que permite ter uma imagem geral de todo o tráfego da Internet.
E neste campo os números também são interessantes. Mesmo com o crescimento que os dispositivos móveis estão a ter, não apenas no número mas também no tráfego Internet que geram, os browsers de Desktop ainda dominam a utilização da Internet, com os números a rondar os 80%.
Por fim os números da Shareaholic mostram quais os browsers que estão a ganhar ou a perder dominância e utilização.
Também aqui os números mostram informação que a maioria tem já conhecimento. Apenas o Chrome e o browser do Android mostram um crescimento com valores de dois dígitos.
No extremo oposto podemos ver que de todos os browsers que a Shareaholic acompanha, metade está a perder utilizadores. O mais atingido nesta perda é o Internet Explorer, seguido do Opera.
Os resultados destes números mostram algo que todos os utilizadores sabem já há algum tempo. O Chrome é actualmente o browser mais usado na Internet e que as plataformas móveis começam a ganhar terreno, sendo ainda preteridas face aos browsers mais tradicionais.
Claro que estes números representam a realidade do Shareaholic e dos dados que foram recolhendo ao longo do ano. Outras fontes mostram valores diferentes e até realidades alternativas.
Mas no geral é consensual que a posição do Chrome é de domínio e que a concorrência está a perder terreno e o domínio que tinha até há pouco tempo.
É o Chrome o browser que vai dominar a Internet?