Pplware

Chrome 67: Isolamento de sites surgirá como opção padrão?

Os browsers são a forma que todos temos de comunicar com a Web e, apesar de existirem muitos e cada um ter os seus pontos fortes, o Google Chrome é o mais famoso da Internet.

Ainda assim, apesar da sua fama, são adicionadas novas funcionalidades que permitem melhorar a experiência de navegação na web. A opção de isolamento de sites tem estado disponível em beta como funcionalidade experimental já há algum tempo, mas espera-se que apareça na versão 67 do Chrome como opção padrão e com algumas mudanças.


O que é o isolamento de sites?

O Chrome tem-se distinguido da concorrência por ser rápido e possuir uma interface minimalista. Além disso, a equipa por detrás deste browser tem tentado aplicar boas técnicas de segurança, nomeadamente, o isolamento de sites.

Esta funcionalidade permite que cada separador possua o seu próprio processo. Assim, se um processo parar devido a algum erro inesperado, o browser não vai abaixo.

No entanto, em certos casos, nem sempre é isto que se passa. Existem exceções. Por exemplo, se um utilizador abrir um link a partir de um dado separador, o novo separador deverá também partilhar o mesmo processo pois, trata-se de uma página relacionada.

Com as novas alterações algumas coisas vão mudar nesta gestão de processos.


O que vai mudar?

De acordo com um tweet de Nasko Oskov, e da resposta que se seguiu por parte do Google, Justin Schuh, o Google Chrome deverá receber uma importante atualização de segurança muito em breve e que consiste na ativação da funcionalidade de isolamento de sites como opção padrão. Se tudo correr como previsto, as alterações deverão surgir com a versão 67 do Google Chrome.

https://twitter.com/justinschuh/status/979902795179376640

Deste modo, cada separador possuirá o seu próprio processo e não serão permitidas exceções. Apesar de anteriormente o Chorme já ser capaz de evitar que todo o browser fosse abaixo, agora será capaz de alcançar o mesmo objetivo muito mais facilmente, devido à implementação de um conjunto de regras mais restritas.

Além disso, um processo em cada separador ajuda no bloqueio de malware e impede a recolha de dados entre separadores.


Existem desvantagens?

Sem dúvida que a segurança no Chrome vai aumentar. No entanto, o aparecimento desta funcionalidade vai aumentar o consumo de memória RAM por parte do browser da Google, que é algo que os utilizadores têm vindo a criticar.

Geralmente, a quantidade de RAM utilizada pelo Chrome é superior aos outros browsers e com o isolamento de sites ativo como opção padrão espera-se que aumente entre 10 a 20%. De facto, é um aumento significativo, por isso, cada utilizador terá que decidir o quão valoriza a sua segurança na Internet.

Exit mobile version