Atualmente, nas principais capitais europeias, a segurança dos cidadãos passa muito por sistemas de videovigilância. Desta forma as entidades policiais conseguem, à distância, controlar as movimentações dos cidadãos e atuar atempadamente caso aconteça algo.
No entanto, quando se fala em segurança dos cidadãos com câmaras de vigilância, o maior exemplo vem da China! De acordo com informações, em 2022 existirá uma câmara de vigilância por cada duas pessoas.
A cidade de Chongqing é a que mais câmaras de vigilância tem. No total são 2,5 milhões de câmaras o que significa que há 168 por cada mil pessoas. De acordo com um estudo da empresa britânica Comparitech, além de Chongqing, existem mais sete cidades chinesas (no TOP 10) que são das mais vigiadas do planeta. Segundo o estudo, na China existem mais de 200 milhões de câmaras de circuito fechado de televisão (CCTV) em funcionamento.
Tendo em conta o crescimento dos sistemas de vigilância na China, a Comparitech prevê que em 2022 haverá 626 milhões de câmaras. Ou seja, que haverá mais do que o triplo das atuais. Isto significa que haverá uma câmara para cada dois dos 1,4 mil milhões de cidadãos chineses.
TOP dos países com mais câmaras de vigilância
Como referido, a cidade de Chongqing é a que tem mais câmaras de vigilância por cada mil pessoas. Segue-se a cidade de Shenzhen e Xangai na segunda e terceira posição.
No TOP 10, que é ocupado essencialmente pode cidades chinesas, aparece Londres na sexta posição, com 627 mil câmaras. A fechar este TOP, na posição 10 aparece a cidade de Atlanta, nos Estados Unidos com 15 CCTV por cada mil cidadãos.
Quem pretender consultar o TOP 50 deste ranking basta que aceda aqui. O estudo revela também que existe uma pequena correlação entre o número de câmaras públicas e o índice de segurança dos cidadãos.