A China é um dos países mais inconformados com o Windows. As tentativas para mudar de Windows para Linux têm sido muitas e, com o fim do Windows XP e depois de terem banido o Windows 8, surgiram rumores que a China estava também a criar a sua distribuição Linux.
Recentemente o governo chinês aprovou um plano que tem como objectivo mudar todos os PCs para Linux até 2020.
China quer deixar o Windows e adotar um “Linux chinês”
A China voltou ao assunto “migração de Windows para Linux” e desta vez já aprovou um plano que estará finalizado em 2020. O objectivo é mudar gradualmente, a cada ano, 15% das máquinas pertencentes a todos os departamentos do governo. De relembrar que já no início deste ano o governo chinês proibiu o uso do Windows 8, devido a preocupações de segurança sobre o sistema operativo da Microsoft.
O calendário para substituir produtos Microsoft estende-se também a servidores e outro software. A comissão que regula a banca na China já informou também que os bancos vão proceder à mudança de sistema em desktops.
A Microsoft não tem actualmente uma boa posição na China e a receita começa a ser cada vez mais pequena. Assim, com tais restrições, começa a ser complicado a penetração de produtos/serviços da gigante de Redmond naquela país, até para consumo do utilizador final.
Portanto, esta é mais uma tentativa de forçar os serviços e até empresas a largar o Windows e adotar Linux, made in China!
Concordam com a política radical do Governo Chinês?