A umas horas do arranque oficial daquela que será a grande apresentação mundial das tendências tecnológicas para este novo ano, a CES 2014, já muito se escreveu e se disse sobre o caminho que a tecnologia vai tomar em 2014.
Já são várias as novidades desvendadas e aqui fazemos um pequeno apanhado de algumas dessas tecnologias e quais as grandes categorias de tendências para este ano, onde destacamos o que foi relevado até agora, no “pré-arranque” da feira.
A CES 2014, Consumer Electronics Show em Las Vegas, arranca oficialmente amanhã, dia 7 de Janeiro pelas 16h30 de Portugal. Este é o evento mais esperado no mundo tecnológico onde se define o caminho tecnológico de mais um ano.
Há muito que se adivinham quais serão as grandes áreas tecnológicas para este ano: as tecnologias que podem ser vestidas, ou wearables, a Internet das Coisas, as novas televisões, os carros e os dispositivos mobile são algumas dessas áreas.
A Lenovo destacou-se ontem e apresentou vários dispositivos, entre eles um novo Tablet de 8 polegadas, o Lenovo ThinkPad Tablet 8.
A marca apostou no Windows 8.1 como Sistema Operativo para este dispositivo. O ecrã tem uma resolução de 1920×1200 píxeis, tem um processador Qual-Core Intel Z3770 de 2.4GHz, 2 GB de memória RAM, 128 GB de armazenamento interno e possui 2 câmaras, frontal e traseira. Trará ainda portas USB, HDMI e microSD, com 3G ou 4G LTE e Wi-Fi.
A autonomia rondará as 8 horas e estará disponível no final de Janeiro por um preço à volta dos 400 dólares.
Outra das novidades da Lenovo, além dos smartphones, é o Lenovo N308, um computador Android. Este equipamento tem 19,5 polegadas, uma resolução de 1600×900 píxeis e todo o seu ecrã é touchscreen. Este computador corre o Android 4.2, tem webcam, teclado, rato e uma autonomia de 3 horas. O processador é um Nvidia Tegra e tem 500GB de memória interna.
Esta tendência de novos computadores é também seguida pela HP, que apresenta o Slate21 Pro com sistema operativo Android 4.3. Este Tablet tem 21.5 polegadas e vem com rato e teclado. Com um monitor que pode ser ajustado a diferentes ambientes de trabalho, a HP apresentou-o como sendo uma solução “tudo em um” para as empresas.
O HP Slate tem 16GB de memória interna, 2GB de RAM e um processador Quad-core Nvidia Tegra 4. Tem saída HDMI, três portas USB, Ethernet, slot SD, Wi-Fi 802.11a/b/g/n e Bluetooth 4.0, bem como uma câmara de 720p.
No segmento das tecnologias “usáveis” o mercado vai continuar a investir forte em Smartwatch. A Epson, a ZTE e Archos são algumas das empresas que prometem relógios inteligentes para este novo ano.
Mas destaquemos neste segmento um daqueles wearables já anunciado: a pulseira June da Netatmo.
Esta pulseira consegue detectar quanto tempo é que uma pessoa esteve exposta a raios solares e indica se é ou não necessário tomar algumas medidas de prevenção. Ela monitoriza a exposição aos raios UV e se detectar que o utilizador está há tempo a mais a recebê-los alerta-o, por exemplo para a colocação de protector solar.
Útil?!
Há a destacar ainda neste segmento um sistema de “rastreio” de sono inteligente da Withings, a Aura Smart Sleep System. Este equipamento é basicamente um gadget de cabeceira que regista várias informações, incluindo o ruído, temperatura ambiente e nível de luz com a finalidade de proporcionar uma noite mais descansada ao seu utilizador.
Além disso, este equipamento vem com um sensor de sono a ser colocado no colchão com o objectivo de acompanhar o ciclo de respiração do utilizador, os seus movimentos corporais e os batimentos cardíacos. Estes dados são enviados para um dispositivo móvel e poderão levar o utilizador a melhorar os seus hábitos de forma a melhorar as suas noites.
O sistema custará 299 dólares e estará disponível nos próximos meses.
E como estamos na Era da Internet das Coisas, a CES estará bem recheada de novidades nesta matéria. Dos carros às casas, serão muitas as novidades.
O segmento das televisões é também ele fortemente explorado e a LG já apresentou o seu grande ecrã de 105 polegadas na TV LG 105UC9 ultra HD. Enquanto as novas TVs disputam o 4K, esta é uma TV de ecrã curvo capaz de suportar uma resolução de 5K, 5120×2160 píxeis. Este ecrã foi concebido para eliminar alguns problemas usuais em ecrãs de grandes dimensões. A televisão está equipada com um sistema de som 7.2 multi-canal, virado para a frente.
Além do novo aparelho de televisão, a LG também apresentou a TV UB9800 HD 4K, disponível em 65, 79, 84 e 98 polegadas.
No campo dos processadores, ou SoCs, a Nvidia já anunciou o sucessor antecipado do Tegra 4, designado por Tegra K1. Segundo o CEO da Nvidia, Jen-Hsun Huang, não será correcto chamar este de Tegra 5, apenas por não se tratar de uma evolução linear.
O Tegra K1 inclui o GPU Nvidia Kepler e, tal como os anteriores Tegras, será destinado a equipar equipamentos móveis, aliás, a estratégia passará por dar um forte impulso nesse mercado com o novo modelo Tegra K1, algo que o Tegra 4 não conseguiu fazer.
Que lhe parecem as novidades da “pré-abertura” da CES 2014? Está a aguardar por alguma novidade em especial?