Pplware

CES 2011 – As Tendências Tecnológicas para este Ano

A CES (Consumer Electronics Show) deste ano, trouxe algumas novidades sonantes. Reforçou as tendências de mercado que pautaram o final do ano 2010, e apresentou novos players neste mercado da tecnologia de consumo.

Foram os Tablets e as TV’s com imagens tridimensionais (TV 3D) que dominaram as atenções do certame em Las Vegas. Tiveram o maior número de lançamentos nesta edição 2011 da CES. Foram mais de 25 mil produtos apresentados para dinamizar um mercado, também ele castigado pela crise, que se abateu no mundo. Na CES deste ano foram os preços que, também eles, estiveram em destaque, e há claramente uma baixa de preços dos dispositivos, o que potencia um aumento no consumo. Pelo menos é a esperança dos promotores deste evento.

Mas o que apareceu de relevante?


Há dias quando, lia as palavras de Van L. Baker, um analista da Gartner sobre o certame deste ano, ele referia que existe um conceito implícito no mercado que tem vindo a ganhar força. Mas esse contexto não é novo, aliás, por muito que irrite as pessoas, é um conceito desde sempre utilizado por Steve Jobs. Ele sempre apoiou que, qualquer hardware da Apple, deve ter software desenhado à medida.

Baker avança que “Não haverá nenhum fabricante exclusivo de hardware. Deve haver, software, hardware e serviços prestados às empresas, embora que a maioria ainda não sabe como o fazer. Jobs sabe. Passou 34 anos a vender o conjunto. Primeiro foram os Computadores, depois os MP3, de seguida os Telefones e agora o iPad com o seu software.”

Mas a CES deste ano serviu, para além de apresentar uma montra interessante de novos produtos, para mostrar ao mundo uma verdade indesmentível. “Estamos a chegar a uma altura onde a falta de ligação à Internet, a partir de um dispositivo de casa, será notícia. A ligação à Internet será nativa em qualquer aparelho”, diz Baker.

O primeiro dispositivo caseiro ligado à Internet será a TV, a sua adopção será mais rápida que o 3D. Actualmente, apenas 9% das TV’s vendidas nos Estados Unidos têm Internet, mas nos próximos três anos serão 50%.

Atrás da TV serão as máquinas de lavar roupa, microondas, máquinas de lavar louça, frigoríficos… haverá um acesso remoto a estes dispositivos, a partir do nosso smartphone, e com isso as rotinas serão mais intensas, é a nova revolução tecnológica.

Este ano na CES 2011 as novidades começam nos computadores, e terminam nas máquinas de lavar roupa com ligação wi-fi, onde esta recebe e envia informações em tempo real, ao utilizador.

Steve Balmer abriu a CES e vaticina a conquista do mercado mobile e dos tablets…

Na abertura da CES 2011, Steve Ballmer apresenta uma postura de satisfação face ao sucesso do Windows 7, depois da derrapagem do Windows Vista, mas quer mais. Além da conquista do segmento dos computadores, Ballmer quer o segmento dos smartphones e dos tablets.

O foco foi a massificação do Windows Phone 7 para desempenhos melhorados, segundo ele, um smartphone não deve ser mais lento que um computador, tem de haver um desenvolvimento ao nível dos processadores, que compensem o desenvolvimento dos sistemas operativos da linha mobile. Mas o Windows Phone 7 é ainda um produto que carece de muito desenvolvimento. A estrela deste ano foi, sem qualquer dúvida a XBOX e, mais concretamente, o Kinect.

XBOX

Durante o discurso de abertura de Steve Ballmer na feira CES de Las Vegas, a Microsoft confirmou que 2010 foi um excelente ano para a Xbox.


Na novidades divulgadas sobre a Xbox destaca-se o seguinte:

Tablets

No ano anterior a CES foi totalmente ofuscada pela novidade iPad e iPhone 4. Estas duas apostas Apple deixaram marcas no mercado e foram também forte inspiração para a CES deste ano. Assim, uma aposta das maiores marcas do segmento mobile, e não só, foi nos Tablets. Muitos modelos foram avançados confirmando a aposta clara e efectiva de fabricantes de hardware e de software. Deixamos alguns dos muitos exemplos apresentados.

Motorola Xoom


Este tablet tem a particularidade de ser o  primeiro dispositivo com o novo sistema operativo da Google, o Android 3.0. Este sistema operativo está a ser desenvolvido de raiz, beneficiando de alguns detalhes como a existência de widgets ricos em pormenor, um multi-tasking dinâmico, navegação confortável, comunicações e recursos de personalização, com as últimas inovações do Google Mobile.

Este equipamento vem equipado com um processador dual core, onde cada núcleo funciona a 1 GHz, fornecendo até 2 GHz de capacidade de processamento e widescreen de 10,1 polegadas HD. Esta é a aposta da Motorola para os clientes da Verizon.

Smartphones

O dispositivo móvel para trabalho e entretenimento. As marcas de hardware estão a mexer-se. A HTC, fabricante que utiliza nas suas máquinas Windows e Android, teve um início 2010 muito forte, mas, paulatinamente e por razões estratégicas dos sistemas operativos, viu a Samsung, Motorola e LG a aproximarem-se.

Já este ano foi revelado um novo conceito, o smartphone consola, pela mão da Sony Ericsson, que, muito provavelmente, irá desvendar a PSPhone, um smartphone com Android e PlayStation num único dispositivo. Cada vez mais, os dispositivos de comunicação, são para uso constante. Está implicito já o cariz de trabalho mas também de diversão.

Este ano a Motorola quer dar cartas, e apresenta o que será, provavelmente, o actual mais poderoso smartphone do mercado.

Motorola Atrix 4G


Este será um smartphone que lhe permitirá ter o poder de computação móvel dentro do seu bolso. Concebido para fornecer serviços com qualidades sem precedentes no segmento smartphone, este Motorola vem equipado com o Mozilla Firefox 3.6, suporta Adobe Flash Player para suportar gráficos ricos em pormenor, animações e vídeo da web.

O Motorola Atrix 4G inclui um processador dual core, com cada núcleo a funcionar a 1 GHz, fornecendo até dois GHz poder de processamento. Simplificando, o Motorola Atrix 4G é o smartphone mais poderoso do mundo.

Computadores pessoais

Os computadores pessoais estão numa fase “estéril”, isto é, não tem surgido grande inovação, apenas têm aparecido novos processadores capazes de executar, mais rápidamente, um conjunto de software, isto deve-se a uma nova fase do mercado de consumo deste segmento. As razões são claras: a portabilidade tem outro sabor!

Quem se destacou neste segmento? Deixamos um dos muitos produtos em destaque.

Samsung Series 9


A marca Samsung já não é somente sinónimo de excelentes equipamentos de TV. A provar esta realidade estão os novos produtos da Série 9. Estes novos equipamentos estão desenhados para ombrear com um mercado apetecido, o mercado Apple. Esta série apresenta características semelhantes (se não melhores) aos MacBook Pro de 13″, apresentando o corpo de Duralumínio e um intel core i5.

TVs

A Televisão quer reinar nas salas das famílias. É o YouTube, a Google TV, a Apple TV, os conteúdos destinados ao Tablets, aos smartphones, e um vasto leque de marcas a desenhar novos modelos, com várias tecnologias suportadas para atrair de novo o utilizador à televisão.

Desde a tradicional televisão ao novo mundo 3D, passando pela navegação na Internet, todos este são argumentos que levam os CEO de grands fabricantes a querer desenvolver infra-estruturas capazes de criar novos canais de negócio.

Deixamos um bom exemplo apresentado na CES 2011.

Vizio Theater 3D XVT3D580CM


VIZIO Theater 3D oferece aos consumidores uma nova, e revolucionária tecnologia, que torna as imagens neste LCD mais brilhantes e com menos interferências. Ao utilizar um filtro de polarização circular em 3D, a carga do processamento 3D está integrada na TV, permitindo usar óculos sem necessidade de mecanismos inerentes às TV’s 3D.

Este modelo Theater 3D suporta a maior selecção de formatos 3D, garantindo assim total compatibilidade com tecnologias Blu-ray, cabo, satélite e jogos. É um modelo que permite navegar na Internet, com recurso a um controlo remoto universal Bluetooth, e que inclui um teclado QWERTY.  O  acesso à Internet sem fio está disponível através da tecnologia embutida Wi-Fi 802.11n, permitindo que os telespectadores naveguem, vejam conteúdos “on demand”, usufruam das redes sociais, de músicas, fotos e muito mais, com um simples toque de um botão.

Em resumo…

Terminou ontem em Las Vegas, a CES 2011 por onde passaram mais de 120 mil pessoas nos 4 dias do certame. Em exposição, estiveram mais de 25 mil produtos dos 2,7 mil expositores presentes nesta feira de consumo.

Embora não houvesse um “tema sonante”, o conjunto pautou pela modernidade e pela proximidade dos vários segmentos tecnológicos ao consumidor. Foi, de uma forma generalizada, a apresentação ao mundo de um novo leque de tablets, de uma nova geração de Televisões 3D, novos periféricos com ligação à Internet, mais e melhores smatphones para atingir um estado de arte da computação de bolso e, acima de tudo, foi mostrada uma nova fase do segmento Gaming.


Homepage: CES

Exit mobile version