A aposta no hardware por parte da Microsoft revelou-se um sucesso no caso da gama Surface e um fracasso nos smartphones Lumia. O sucesso da gama Surface deveu-se bastante ao seu fator inovador, criando um nicho que se veio a tornar um novo segmento no mercado.
Desde então os utilizadores aguardam um novo dispositivo deste calibre por parte da Microsoft e novos rumores indicam que tal poderá estar para breve. A Microsoft está a desenvolver o Centaurus, uma nova versão do Windows 10 que suportará dispositivos dobráveis.
A Microsoft tem trabalhado em dispositivos dobráveis há já vários anos. Depois de ter abandonado o mercado dos smartphones com a extinção da gama Lumia, muito se tem falado sobre o hipotético Surface Phone com nome de código Andromeda.
Contudo, para além deste revolucionário smartphone, a Microsoft estará igualmente a desenvolver um dispositivo dobrável com um tamanho mais semelhante ao de um tablet.
Estas suspeitas derivam de rumores provenientes de fontes internas da empresa e também de descobertas feitas por utilizadores. O reputado utilizador do Twitter @gus33000 afirma ter descoberto referências a Andromeda Device, WindowsCoreHeadless OS, Windows Core Hub OS, Andromeda OS, Polaris, Lite e Centaurus no SDK da última build Windows 10 19H1.
What's Microsoft Centaurus?
Looks like it's a new WCOS product along with "Lite"
cc @h0x0d pic.twitter.com/jkdeoH3FfF— Gus (@gus33000) December 1, 2018
Este dispositivo, com o nome de código Centaurus, segue a mesma tendência de referências espaciais às denominações internas da Microsoft e poderá ser apresentado já em 2019.
A Microsoft tem patenteado diversas soluções referentes a equipamentos dobráveis e tendo em conta a sua preferência por criar tendências de mercado, um dispositivo dobrável com Windows 10 poderá ser uma realidade em breve.
Zac Bowden, que está bastante ligado a fontes internas da empresa de Redmond, publicou algumas considerações sobre o Centaurus: acredita que será um dispositivo com tamanho superior ao suposto Andromeda e com processador Intel.
Estas declarações vão ao encontro de outros indícios divulgados na Internet, que se focam na semelhança do Centaurus com o projeto Andromeda.
"Centaurus" is a WCOS device that runs the Andromeda OS experience. It's (from what I hear) powered by an Intel processor, and is very likely a larger take on the Andromeda form-factor. But it is NOT Andromeda.
— Zac Bowden (@zacbowden) December 1, 2018
Apesar de não passarem de rumores e pequenos indícios encontrados em trabalhos da empresa de Redmond, a verdade é que a Microsoft deverá estar a trabalhar em algo relacionado com dispositivos dobráveis tendo em conta as patentes registadas neste âmbito.
A somar a isso, temos ainda as várias referências a estes equipamentos no código do Windows 10, estando a Microsoft a preparar o sistema operativo para esta nova categoria de terminais.