Tal como informámos no início de Dezembro, em Janeiro de 2017 haverá algumas novidades ao nível da carta de condução.
De acordo com as informações hoje divulgadas pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), quando mudar de morada já não vai precisar de alterar a carta de condução.
A alteração dos métodos de renovação da carta, denominada “Carta Sobre Rodas”, é uma das medidas que integram o Simplex para 2017. Segundo o IMT, a partir de Janeiro os condutores que mudem de morada já não necessitam de proceder a alterações na carta de condução, isto porque a morada do condutor sai da face da carta de condução. Essa informação passa a estar apenas na base de dados do IMT.
Outra das novidades, que estará em vigor já no início de Janeiro, é o processo de renovação das cartas de condução que passa a ser feito online ou em todas as conservatórias do país, presencialmente. Quem o fizer online pode ainda usufruir de um desconto de 10%.
Por fim, uma novidade no prazo de validade das cartas de condução. Segundo informações do IMT, a renovação passa a acontecer a cada 15 anos, isto no caso dos condutores até aos 60 anos.
Em Abril de 2017, o atestado médico para renovação passa a ser obrigatório apenas para quem tem mais de 60 anos. Os atestados vão ser transmitidos ao IMT, electronicamente, pelo Ministério da Saúde.