Pplware

Carros elétricos a circular na Europa já são mais de 1 milhão

O mercado dos carros elétricos continua tímido mas há algumas metas interessantes que têm vindo a ser atingidas. Segundo dados recentes, no primeiro semestre deste ano foram vendidos 195 mil automóveis elétricos, dos quais fazem parte Veículos Elétricos de Bateria (BEV) e Híbridos Plug-in (PHEV).

Considerando as vendas do último semestre, o mercado europeu passou a ter um valor acumulado de mais de um milhão de carros elétricos.


Os dados são da consultora EV Volumes que revela que as vendas de veículos elétricos aumentaram na Europa. Segundo os dados, entre janeiro e junho de 2018 foram vendidos 195 mil automóveis elétricos (BEV e PHEV) o que significa um aumento de 42% face ao período homólogo do ano anterior. Estima-se que o total acumulado deverá chegar aos 1,35 milhões até o final do ano.

Em 2017 a China atingiu a meta de um milhão e as estimativas apontam que os EUA possam alcançar essa meta ainda este ano.

Noruega lidera mercado de veículos elétricos

De acordo com o estudo, a Noruega continua a liderar o mercado dos veículos elétricos. Segundo os números disponibilizados, no primeiro semestre de 2018 foram vendidas 36 500 unidades só naquela país (37% de todos os automóveis vendidos neste período).

As previsões apontam para que no final de 2018 tenham sido vendidas 84 mil unidades. De referir que o Governo norueguês disponibiliza um conjunto de benefícios para quem escolha adquiri carros elétricos, como por exemplo, estacionamento grátis e até mesmo a permissão de estes circularem em faixas dos autocarros.

Na segunda posição aparece a Alemanha, seguindo-se o Reino Unido, França e Suécia. De referir que as vendas de carros elétricos apenas representam 2% do segmento automóvel. Portugal aparece na posição 12, neste TOP 15.

Venda de elétricos em Portugal…

A venda de veículos elétricos quase triplicou em Portugal entre janeiro e abril. Registou-se um crescimento de 170,9% face a igual período de 2017, para um total 1 184 viaturas, de acordo com dados da ACAP – Associação do Comércio Automóvel de Portugal,

Nos primeiros três meses, em Portugal foram vendidos 726 carros elétricos (+96,7%), 794 híbridos ‘plug-in’ (+104,1%) e 1.664 híbridos (+64,3%). O total de carros movidos a energias menos poluentes foi de 3.777 (+75,2%).

De referir que o Governo manteve, para 2018, o incentivo que pode chegar aos 2250 euros na compra de carros 100% elétricos, enquanto que quem comprar veículos de duas rodas irá receber 20% do valor de compra, até ao máximo de 400 euros. A dotação global é de 2,65 milhões de euros.

Via

Leia também…

Exit mobile version