Pplware

Câmara Municipal da Moita alvo de ataque informático com ransomware

Há mais um ataque informático com recurso a ransomware em Portugal. Nas últimas semanas há registo de vários ataques informáticos, com especial destaque para o ataque que teve como alvo o Hospital Garcia de Orta.

O mais recente foi à Câmara Municipal da Moita, distrito de Setúbal, que sofreu “um ataque ransomware” que afetou todo o sistema informático do município, segundo anunciou a autarquia.


Ransomware consegue criptografar dados e piratas pedem resgate

O ransomware é um tipo de ameaça relativamente nova. Apesar do primeiro exemplo deste malware datar já do final dos anos 80, foi preciso esperar por 2013 para termos um exemplo cabal do que este novo tipo de ameaça é capaz. Foi neste ano que surgiu o Cryptolocker.  Um ransomware tem o seguinte modus operandi…

  1. O malware é executado no computador hospedeiro, em segundo plano, sem afetar inicialmente o funcionamento da máquina;
  2. Os ficheiros de dados do computador e/ou de quaisquer discos a ele ligado, são criptografados em segundo plano, ficando ilegíveis, usando criptografia de chave pública;
  3. Após a encriptação de um número significativo de ficheiros de dados – ou de todos! – é exibida uma mensagem ao utilizador indicando o que se passa e exigindo (esta é a parte do resgate/ramsom propriamente dito) o pagamento de uma quantia, através de Bitcoin ou outra criptomoeda semelhante, não rastreável, para desencriptar os ficheiros através do fornecimento da chave – saber mais aqui.

Num comunicado divulgado na sua página no Facebook, a autarquia explica que após o ataque registado na manhã de ontem foram acionados de imediato os meios para averiguar o problema, estando já a trabalhar em conjunto com o Centro Nacional de Cibersegurança e a Polícia Judiciária.

Tendo em conta esta situação, a Câmara Municipal da Moita referiu que está limitada nos serviços a prestar à população estando, contudo, alguns destes a funcionar condicionados à situação existente.

Na terça-feira foram registados ataques semelhantes ao hospital Garcia de Orta, em Almada, ao Jornal Económico e à Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA).

Mantenha os seus dados protegidos

O Norton 360 oferece várias camadas de proteção para os seus dispositivos, incluindo ransomware, uma VPN para privacidade online e um gestor de passwords seguro, entre muitas outras opções – tudo numa única solução. Saiba mais aqui e aproveite os 2 meses gratuitos para testar o serviço, além de um preço especial para subscrição anual.

Exit mobile version