Pplware

Câmara de 41MP do Nokia 1020 usada para sequenciador de ADN

Ficará para a história um smartphone que deu muito que falar no universo Nokia Lumia. Quem não se recorda do fantástico Nokia 1020? Este foi sem dúvida um ícone à inovação e, principalmente, um hino à fotografia.

A sua potente câmara de 41 MP envergonhou os seus concorrentes e ainda agora, passados mais de 3 anos do seu lançamento, um grupo de investigadores encontrou uma nova utilidade para esta câmara.

Uma equipa formada por cientistas e investigadores da Universidade de Estocolmo e da Universidade da Califórnia, está a apresentar um programa muito interessante que consiste num acessório para o Nokia 1020. Este acessório, fabricado numa impressora 3D, transforma a câmara do Nokia 1020 num microscópio. A sua qualidade está a deixar a comunidade científica bastante satisfeita porque, com apenas 500 dólares, o equipamento traz resultados fantásticos.

 

Sequenciador ADN e analisador molecular móvel

O acessório em causa acopla-se ao corpo do smartphone e, segundo os seus responsáveis, permite detectar mutações genéticas que podem provocar doenças. Todo este processo é feito de forma rápida e sem necessidade de enviar as amostras aos laboratórios.

Com esta velocidade de análise, os tratamentos podem ser aplicados de forma mais eficaz, mais barata e mais rápida. Este sistema é ideal para ser usado em zonas mais isoladas, de difícil acesso mas que necessitem deste tipo de dispositivos científicos.

Para obter os resultados, os cientistas só precisam de uma amostra de tecido humano num pequeno recipiente. Depois, o acessório conta com uma lente que é suportada pela câmara do Nokia 1020 e permite, dessa forma, captar a florescência da amostra em detalhe. Posteriormente, o acessório analisa os resultados graças a um algoritmo que detecta as mutações dentro da sequência de ADN.

 

Funciona mesmo e tem de ser alargada a compatibilidade

Segundo os seus criadores e de acordo com os primeiros resultados, este acessório fornece a potência suficiente para detectar células cancerígenas e outras mutações dentro de um grupo de células normais.

O passo que se segue é a adopção deste acessório para outros dispositivos móveis, sobretudo para esta nova geração de câmaras que, além de serem muito potentes, trazem outros benefícios à captura do pormenor. É importante, dada a idade, conseguir encontrar substitutos à altura do Nokia 1020.

Via: Phys

Exit mobile version