Pplware

Cães stressados ou com medo? A culpa pode ser do microondas

Há determinados ruídos que levam o ser humano a ficar com ansiedade. Nos animais o cenário não é diferente, e um estudo recente vem revelar que há vários equipamentos em casa que podem gerar essa ansiedade.

Embora os donos possam não ter uma clara perceção, os cães ficam stressados quando existem ruídos domésticos comuns. A tecnologia pode estar a fazer mal ao seu animal de estimação!


Ruídos intermitentes de alta frequência são um problema para os animais

Investigadores da Universidade da Califórnia em Davis descobriram que as pessoas podem não ser aperceber que o seu cão fica stressado quando exposto a ruídos domésticos comuns. Embora seja bem estabelecido que ruídos altos repentinos, como fogos de artifício ou tempestades, comumente desencadeiam a ansiedade num cão, um novo estudo descobriu que até mesmo ruídos comuns, como o “barulho” de um microondas, podem ser um gatilho para a ansiedade. O estudo foi publicado na Frontiers in Veterinary Science.

A investigação levou à descoberta que os ruídos intermitentes de alta frequência, como o aviso da bateria de um detetor de fumo, são mais propensos a causar ansiedade no cão, em vez de ruídos contínuos de baixa frequência.

Como “fuga” à ansiedade, o acasalamento, tremores ou recuo são alguns dos sinais mais comuns no animal, mas os donos podem não identificar tais sinais de medo ou ansiedade.

Sabemos que há muitos cães que têm sensibilidade ao ruído, mas subestimamos o seu medo ao ruído que consideramos normal porque muitos donos de cães não conseguem ler a linguagem corporal

Disse Emma Grigg, uma das autoras do estudo.

Os cientistas norte-americanos realizaram um inquérito a 386 donos de cães para saber o comportamento dos seus animais de estimação a sons domésticos. Foi feita também uma análise do comportamento dos cães, assim como das reações dos donos.

O estudo revela que os donos subestimaram o medo dos cães. Além disso, a reação do humano é sempre de “gozo”, em vez de demonstrar preocupação pelo animal.

Exit mobile version