Depois de, primeiro dia do ano, ter sido descoberto o bug no iOS 6 que impedia a função Do Not Disturb de se desligar e retomar o funcionamento normal dos dispositivos que correm este sistema operativo, esperava-se por parte da Apple uma resposta e uma solução para este problema.
Essa resposta chegou, como é natural, mas não na forma como a maioria dos utilizadores esperaria… Não foi uma actualização a ser lançada, mas sim uma simples afirmação.
No dia 07 de Janeiro de 2013 este problema resolver-se-á sozinho!
Este bug foi descoberto no primeiro dia do ano de 2013, quando todos esperavam que os seus iPhones retomassem o seu funcionamento normal após terem estado no modo Do Not Disturb.
Estes equipamentos mantiveram-se neste estado, incontactáveis e sem mostrar qualquer alarme, e apenas com o desligar deste modo os equipamentos voltavam ao seu funcionamento normal.
Recordamos também que este bug não afectou todos os utilizadores de iOS e, claro, apenas os que tinham este modo activo poderiam estar expostos ao bug.
A Apple reconheceu ontem o problema que afecta o iOS e disponibilizou uma página de suporte com a descrição do problema e a sua resolução.
O curioso desta situação é que não existe uma forma de o resolver ou será lançado qualquer actualização para a sua resolução.
Segundo a Apple apresentou na sua página de suporte este problema será resolvido de forma automática no próximo dia 07 de Janeiro de 2013.
Symptoms
After January 1st, 2013, Do Not Disturb mode stays on past its scheduled end time.
Resolution
Do Not Disturb scheduling feature will resume normal functionality after January 7, 2013. Before this date, you should manually turn the Do Not Disturb feature on or off.
To turn off the scheduling feature, tap Settings > Notifications > Do Not Disturb and switch Scheduled to Off.
Até essa data a Apple recomenda que os utilizadores desactivem a funcionalidade “Não Incomodar” (Do Not Disturb).
Para isso devem aceder às Definições e depois à opção Notificações. Dentro desta escolham Não incomodar e depois desliguem a opção Programado.
Mais um bug que foi resolvido de forma rápida e sem a necessidade de qualquer intervenção por parte dos utilizadores. A Apple não revelou qualquer informação adicional à que é apresentada na página de suporte.
Provavelmente terá sido mais uma questão associada a programação ou a uma falha de verificação de factores do próprio sistema operativo, como tem acontecido noutras plataformas e noutras alturas.