Pplware

Brexit: Pesquisas Google sugerem que ingleses não sabem o que é

Hoje o dia acordou com a notícia de que a maioria dos ingleses votou a favor da saída do Reino Unido da União Europeia. Aquilo que mais se lê por toda a imprensa mundial é que os ingleses votaram no “Brexit”.

Mas será que os ingleses, ao votarem, estavam conscientes das consequências da sua saída de União Europeia? As pesquisas feitas no Google nas últimas horas do dia de ontem sugerem que não.

Ontem foi um dia histórico para a União Europeia. O Reino Unido foi o primeiro país na história da Europa unida a chamar a população à mesa de voto para decidir se o país iria ou não continuar a fazer parte deste conjunto de países.

Os ingleses votaram e hoje o mundo acordou com os mercados globais em queda e com a demissão do David Cameron, o actual primeiro-ministro do país, resultado dos 52% dos votos a favor do Brexit, ou seja da saída do Reino Unido da UE.

 

“what happens if we leave the EU”

Depois de encerrado o referendo, a ansiedade dos britânicos fez-se sentir na Internet e fez deduzir que muitos não sabiam bem as consequências do seu voto.

Segundo o Google Trends, por volta da meia-noite, as pesquisas no Google com a frase “what happens if we leave the EU” (“o que acontece se sairmos da UE”) aumentaram 250%.

Na verdade, o que vai acontecer no futuro é ainda uma incógnita, tanto para o Reino Unido, quanto para o resto da Europa, e este pico das pesquisas poderá também representar apenas a ansiedade dos ingleses em perceber quais os resultados reais deste referendo e o que é que já escrevia na imprensa.

 

O Reino Unido ainda é um Estado-Membro da União Europeia

Apesar desta tomada de decisão, os britânicos são ainda cidadãos da UE e mantêm-se todas as regras conhecidas de livre circulação de pessoas e mercadorias. Contudo, prevê-se que seja o comércio, o investimento e as decisões políticas que, segundo a Reuters, acelerem o processo da saída do país da UE, mas que, ainda assim, será um processo longo.

Poderá assistir-se ainda a um desmantelamento do Reino Unido com os escoceses descontentes com esta decisão. Podem tentar novamente a independência e procurarem aderir à UE por conta própria.

De notar que no final da votação a Libra já desvalorizava mais de 10% face ao dólar e hoje o dia está a registar quebras históricas na bolsa. Por exemplo, a Bolsa de Lisboa caiu mais de 7%, Paris desvaloriza 8,4%, Madrid 11%, Londres desce 4,9% e Frankfurt cai 7,8%.


Considera que o Reino Unido não deveria sair da União Europeia?
Exit mobile version