Pplware

Bose acusada de usar os auscultadores para espiar utilizadores

Umas das empresa mais reputadas no segmento áudio, a Bose, está a ser processada por supostamente monitorizar a música, podcasts e outro restante áudio que os utilizadores dos seus auscultadores ouvem.

Segundo uma queixa chegada a um tribunal federal de Chicago, Estados Unidos, a empresa recolhe essa informação e vende-a.


As acusações foram incluídas numa queixa que foi recentemente apresentada num tribunal federal em Chicago. Consta do processo um pedido de indemnização de milhões de dólares por danos causados aos utilizadores Bose.

Na acusação refere que a Bose usou a aplicação para Android e iOS, a Bose Connect, para espiar os utilizadores. Esta é a ferramenta que os clientes usam para emparelhar os auscultadores com os seus dispositivos para gerir atualizações de software e muito mais. A Bose obriga os utilizadores a instalar esta app especificamente para tirar proveito das capacidades dos auscultadores solicitando informações às pessoas aquando no login. São solicitadas informações como o seu endereço de e-mail, nome e número de série dos auscultadores.

O indivíduo que assina a queixa é Kyle Zak, que acusa Bose de desconsiderar completamente a privacidade dos seus utilizadores. Os advogados que representam Zak referiram à Reuters que as pessoas ao colocarem os auscultadores na cabeça têm a ideia que o que estão a ouvir é confidencial, mas podem estar a partilhar algo que não querem nem sabem.

Se um utilizador ouve rezas muçulmanas, é muito provável que seja muçulmano.

Referiu Kyle Zak

 

Pesada acusação contra a Bose

A ação alega que a empresa envia todas as informações multimédia que passam pela app instalada no smartphone para serviço como Segment.io. Este é um serviço que recolhe dados de clientes e os envia “para qualquer lugar”. Basicamente, diz-se que a Bose usa os dados do cliente para ganhar dinheiro vendendo-os para pesquisas de mercado.

A ação quer agora uma indemnizarão de milhões de dólares sustentada em danos provocados pela Bose através dos seus auscultadores e colunas, dispositivos como o QuietControl 30, SoundLink Color II, SoundSport Pulse Wireless, entre outros. Os autores da ação estão igualmente a tentar parar a recolha destes dados levada a cabo pela aplicação, recorrendo às leis que tutelam este tipo de produtos assim como recorrendo às leis do estado do Illinois contra espionagem e fraude do consumidor.

A empresa ainda não emitiu um comentário oficial sobre a questão.

Exit mobile version