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BMW faz recall de mais de 14.000 carros elétricos por perda de energia e risco de colisão

À medida que os carros se tornam peças mais tecnológicas ao invés de mecânicas, temos visto um aumento crescente de chamadas das marcas para correções de problemas. Muitos destes recalls passam por atualizações simples de software que poderão evitar acidentes ou diminuição da performance do carro.

A BMW, em menos de um ano, já fez dois pedidos de recolha. Foram agora chamados para atualização do software das baterias mais de 14 mil veículos elétricos relativamente novos.


A BMW emitiu um aviso de recall para mais de 14.000 veículos elétricos devido a um mau funcionamento de software que pode levar à perda de energia e aumentar o risco de colisão.

A empresa refere que o recall abrange alguns SUV BMW iX e carros i4 e i7 produzidos entre 14 de outubro de 2021 e 28 de outubro de 2022. O problema de software está relacionado à unidade de controlo eletrónico da bateria de alta tensão.

O software da unidade de controlo eletrónico da bateria de alta tensão pode, em determinadas condições de operação do veículo, causar a interrupção da energia elétrica. Especificamente, um diagnóstico incorreto pode ocorrer esporadicamente na na unidade eletrónica de gestão da bateria, o que pode causar um reset da unidade. Se ocorrer um reset, isso pode causar uma interrupção da energia elétrica.

Este problema agora detetado surgiu da própria BMW através do seu processo interno de controlo de qualidade, não havendo, até ao momento, nenhum incidente registado ou dado a conhecer, como colisão, para o recall ter sido desencadeado.

Neste caso, até serem chamados para fazer a atualização, a BMW garante que os carros podem continuar a circular.

Este é o segundo caso em menos de um ano que a nova linha de carros elétricos da BMW sofre um recall. No verão passado, a empresa chamou para correção de problemas um “pequeno número” de carros i4 e SUVs iX de 2022, devido ao risco de incêndio na bateria.

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