Pplware

BlackBerrys também irão correr aplicações Android

Depois de alguns dias menos bons durante a passada semana, a RIM voltou à ribalta com a sua conferência anual, a BlackBerry DevCon. Aí foram apresentadas algumas novidades que eram aguardadas por todos os que desenvolvem aplicações para BlackBerry e também para todos os que têm equipamentos desta marca.

Para além do muito aguardado PlayBook OS 2.0, foi também apresentada nesta conferência uma novidade que vai interessa de sobremaneira a todos os que desenvolvem aplicações para Android. Falamos da possibilidade de portar de forma transparente aplicações do sistema operativo da Google para o da RIM.

Existe cada vez mais, e tal como apresentámos neste artigo, uma vontade de transpor as aplicações que os programadores de Android criam para outras plataformas. Algumas empresas, tal como a BlueStacks, resolveram o problema da portabilidade de aplicações Android através da virtualização deste SO e assim conseguem ter disponíveis essas aplicações.

No caso da RIM a abordagem foi diferente e criaram para o PlayBook OS 2.0 um conjunto de ferramentas que permitem pegar nas aplicações criadas para Android e com uma simples conversão torná-las capazes de correr no PlayBook.

Essas ferramentas, bem como a versão 2.0 do PlayBook OS para virtualização com o Virtual Box, estão disponíveis para todos os que pretenderem portar as suas aplicações criadas para Android. Depois de convertidas essas aplicações podem também ser facilmente enviadas para a loja BlackBerry App World.

Vejam no vídeo abaixo uma apresentação da BlackBerry sobre a Runtime for Android, que é a ferramenta que permite a conversão automática das aplicações de Android para PlayBook OS 2.0.

Se querem ver a forma simples como é possível portar uma aplicação Android para o PlayBook usando o Eclipse, vejam o vídeo abaixo.

Esta jogada inteligente da RIM pretende trazer para o seu meio ambiente de desenvolvimento todos os programadores que estão focados na criação de aplicações para Android. Com poucas ou nenhumas alterações é possível colocar uma aplicação desenhada para Android a ser executada num equipamento BlackBerry.

As ferramentas estão já disponíveis, resta apenas aos programadores fazerem uso delas e alargarem o seu público alvo. Com esta jogada ganha a RIM, os programadores e acima de tudo os utilizadores dos equipamentos BlackBerry.


Homepage: BlackBerry
Homepage: BlackBerry Developer

Exit mobile version