Pplware

BlackBerry prepara-se para dispensar 40% dos seus trabalhadores

…no final do ano!

A BlackBerry tem, no passado recente, sofrido bastante como empresa. Foram vários os reveses que tem tido, associados a problemas com as suas estruturas de serviços e também a decisões menos acertadas.

Segundo uma notícia publicada pelo jornal Wall Street, a BlackBerry estará a preparar-se para dispensar cerca de 40% dos seus colaboradores, estando esta dispensa de funcionários a ser preparada para ter lugar já no final do ano.

O passado e o futuro da BlackBerry tem sido muito incerto. Depois de terem sofrido de graves problemas na sua estrutura de serviços, a empresa nunca recuperou de forma efectiva a sua reputação.

Por outro lado a concorrência tem sabido responder aos desafios que os consumidores têm lançado, estando a BlackBerry demorado demais a responder. Os novos modelos que laçou, apesar de serem máquinas excelentes, não têm sido hits de vendas e a sua expressão tem sido marginal.

Também no campo dos sistemas operativos BlackBerry tem tido problemas e os constantes adiamentos que o BBOS 10 teve acabaram por afundar ainda mais a companhia.

A notícia agora avançada vem deixar claro que a BlackBerry se está a preparar. Estes despedimentos visam aligeirar a sua estrutura, sem que se saiba se com o intuito de a tornar mais eficiente ou se a preparar uma possível venda.

Os despedimentos que agora vão acontecer não são inéditos e já durante o Verão aconteceram outros, mas este é de longe o mais representativo, graças ao volume de colaboradores que vai afectar.

O interesse na BlackBerry, por parte de outras empresas, tem sido notícia frequente e a empresa, para além dos seus dispositivos, sistemas operativos e rede de serviços, tem vários “bens” interessantes para várias partes.

São várias as patentes associadas a teclados e a software que suscitam interesse de muitas empresas, dispostas a ganhar muito dinheiro por eles.

Esta notícia, ainda não confirmada pela BlackBerry, vem mostrar que esta empresa está a fazer tudo por tudo para se manter na corrida contra os seus mais directos concorrentes.

No mesmo dia em que a notícia foi lançada, a BlackBerry anunciou que as suas aplicações BBM para Android e para iOS devem surgir na próxima semana, alargando assim a oferta deste serviço a outras plataformas.

A BlackBerry foi já um player com um lugar privilegiado no mercado de smartphones, mas a chegada de uma concorrência feroz e com propostas capazes de ombrear com os equipamentos BB acabo por a fazer descer da sua posição.

A somar a isso, alguns problemas de cariz técnico e de gestão acabaram por deixar a BlackBerry numa posição muito delicada, nos dias de hoje.

É incerto se esta medida anunciada é a tentativa de tornar a empresa mais ágil e preparada para as adversidades ou se, por outro lado, a estão a tornar muito mais apetecível para o mercado e a preparar uma possível venda.

Exit mobile version