Pplware

Bitcoins e Beacons: Moeda e pagamentos digitais

Por Virgínia Coutinho para o Pplware

Fred Wilson, Guy Kawasaki, Jeremiah Owyang, Travis Kalanik e Phil Libin , são apenas alguns dos nomes que subiram hoje ao palco deste Le Web Paris 2013, um evento onde empreendedorismo e tecnologia são as palavras de ordem.

Entre a variedade de temas abordados e discussões geradas, houve um tema que se destacou, por ter sido o tema central de duas palestras: “dinheiro digital”, mais concretamente, moedas e pagamentos digitais.

As bitcoins (já aqui explicadas) tiveram direito a um painel de discussão dedicado ao tema. Nesse painel não só foi discutido o futuro das mesmas como também o passado e presente, que se tem revelado instável. Não nos podemos esquecer que após o People’s Bank of China (PBOC) ter anunciado a proibição das instituições financeiras chinesas lidarem com transacções de Bitcoins, o que também levou a que empresas como Baidu e China Telecon parassem de aceitar esta forma de pagamento, a moeda foi severamente desvalorizada. A China era um mercado importantíssimo, impulsionador da moeda. Com isso o valor de uma bitcoin desceu dos 1200 dólares para os 600 dólares (no dia da publicação deste artigo rondava os 1000 dólares).

Embora sejam sempre apontadas como “extremamente voláteis”, na verdade a aposta nesta moeda virtual continua a ser vista por muitos como uma excelente aposta, e das 21milhões disponíveis já estão disponíveis no mercado 12 milhões.

Por outro lado, também David Marcus, Paypal, apresentou o Paypal Beacon (não confundir com o iBeacon) , um produto anunciado em Setembro deste ano e que chegará aos pontos de venda em 2014. Um dos maiores desafios da empresa Paypal passa precisamente por levar esta forma de pagamento ao ponto de venda. E como o conseguirão fazer?

O que é o Paypal Beacon?

O Beacon é um pequeno aparelho (uma espécie de pendrive), que se conecta com outros aparelhos electrónicos e POS (point-of-sales systems), como o Leaf, Leapset,… Qualquer empresa com espaço físico poderá ter na sua loja e aí o POS que usam será integrado com o pagamento através de Paypal.

Como funciona na prática?

Após interligados (o sistema e o Beacon), o lojista conseguirá identificar quem está na loja (fotografia e id do utilizador). Quando o comprador quiser pagar, o lojista identifica a sua conta (a tal id e foto) e este receberá no telemóvel o pedido para pagamento através do Paypal (deverá ter a aplicação Paypal) ou a notificação do pagamento, se o tiver autorizado previamente. A factura será posteriormente enviada por email. Tudo isto é possível em qualquer telemóvel que suporte BLE (Bluetooth Low Energy).

Explicação do conceito em vídeo:

Há vários anos que se fala em pagamentos digitais nos pontos físicos, que facilitem este processo muitas vezes moroso e pouco prático. Soluções de NFC, têm sido apontadas como a forma mais fácil de o fazer, mas na verdade esta forma de pagamento está longe de ser uma realidade. Será que o Beacon, terá um importante papel nessa “massificação” e facilitação do processo de pagamento no ponto de venda?

Poderão ver a apresentação de David Marcus, Paypal, aqui.

Podem acompanhar o Le Web via livestreaming aqui: http://live.leweb.co/

Exit mobile version