Pplware

Autotestes COVID-19 chegam esta semana! Saiba quanto custam

Foi na passada sexta-feira que o Infarmed autorizou o primeiro autoteste para detetar o SARS-CoV-2. O autoteste foi desenvolvido pela empresa sul-coreana SD Biosensor e é distribuído pela multinacional Roche.

Estes testes devem chegar as farmácias portuguesas ainda esta semana e o preço deve rondar os 10 euros.


Autotestes estão isentos de IVA

Os testes que qualquer cidadão poderá realizar em casa para detetar se está infetado com o novo coronavírus devem começar a chegar às farmácias e parafarmácias, onde serão vendidos, até ao final desta semana. Poderão ser comprados por pessoas a partir dos 18 anos em caixas de 25 testes ou de forma individual. O preço, por exame, deve rondar os 10 euros e será isento de IVA, revela o jornal Publico.

As farmácias e os locais de venda de medicamentos não sujeitos a receita médica podem vender ao público testes rápidos de antigénio para deteção do SARS-CoV-2. A dúvida que se colocava era se os mesmos teriam de ser realizados por um profissional de saúde. A resposta é não, pois qualquer pessoa poderá realizar este teste de antigénio.

Uma portaria do Ministério da Saúde estabeleceu, no entanto, um “regime excecional e temporário”, com duração de seis meses, “para a realização, em autoteste, de testes rápidos de antigénio, destinados, pelos seus fabricantes, a serem realizados em amostras da área nasal anterior interna”.

O teste de antigénio é um de três métodos de testagem da COVID-19. Este teste permite identificar a presença de proteínas específicas do vírus SARS-CoV-2. Os principais benefícios deste teste são a rapidez, a simplicidade do processo. Este teste não requer equipamentos complexos e os resultados estão prontos em cerca de 20-30 minutos.

O jornal Publico contactou o Ministério da Saúde, para saber se o Estado vai comparticipar estes testes, mas, até ao início da noite desta terça-feira, não obteve resposta. O Governo também não esclareceu se já criou os formulários eletrónicos que deverão estar disponíveis na página covid19.min-saude.pt que permitirão reportar os resultados destas análises.

Exit mobile version