Sempre que se regista um acidente, a culpa parece ser sempre do excesso de velocidade do veículo. É verdade que o excesso de velocidade pode aumentar a probabilidade de existir um sinistro mas, há quem defenda que, uma velocidade superior pode também aumentar a segurança e diminuir a sinistralidade rodoviária.
Na Áustria o limite de velocidade vai passar para os 140 km/h… mas ainda a título experimental!
As estratégias dos governos para tentar diminuir a sinistralidade nas estradas são muitas. Alguns países têm vindo a reduzir a velocidade máxima permitida por lei, como é o caso da França, mas há outros, como por exemplo a Áustria, que vai aumentar o limite de velocidade dos 130 km/h para os 140 km/h.
De acordo com as informações, esta alteração é apenas um teste e será apenas aplicado em dois troços de três faixas na auto-estrada que liga Viena a Salzburgo. No entanto, se os resultados forem positivos, a medida será aplicada em outras vias da Áustria.
Os veículos são cada vez mais seguros, assim como a grande maioria das infra-estruturas.
Ministro dos Transportes austríaco, Nobert Hofer
Na sequência desta alteração, o clube automóvel austríaco ÖAMTC reagiu considerando que “não existe qualquer relação entre a velocidade em auto-estrada e a sinistralidade automóvel.
Por exemplo, na Alemanha existem várias vias sem limite de velocidade e não é por isso que existe menos sinistralidade, comparativamente à Áustria.
Acha que uma medida destas funcionaria em Portugal?