Pplware

Atenção: hoje é o último dia para atualizar o IBAN e receber 90 euros

O Governo anunciou uma bateria de apoios às famílias vulneráveis face ao momento que se vive. Os pagamentos da segurança Social vão ser feitos exclusivamente via transferência Bancária. Hoje é o último dia para atualizar o IBAN e para receber o primeiro cheque de 90 euros “anti-inflação”.


Veja como atualizar o seu IBAN na Segurança Social…

Termina esta terça-feira o prazo para os beneficiários do apoio mensal de 30 euros. Caso cumpra os requisitos, não se esqueça de atualizar o IBAN.

De relembrar que na área social o Governo vai dar um novo apoio mensal de 30 euros às famílias mais vulneráveis, com majoração de 15 euros por criança, para compensar a subida do custo de vida.

Esta medida vai abranger cerca de três milhões de pessoas, com mais de um milhão de agregados familiares a serem beneficiados. O pagamento será automático e feito de forma trimestral com base nos dados disponíveis na Segurança Social Direta.

Quando a medida foi lançada, a ministra Ana Mendes Godinho já tinha apelado às famílias abrangidas para que atualizassem os dados pessoais na Segurança Social Direta.

Este apoio é direcionado aos beneficiários da tarifa social de energia, utilizando o mês anterior ao pagamento como referência. Não obstante, a seleção dos agregados que vão receber os apoios também abrangerá quem beneficie de prestações sociais mínimas ou “em que uma das crianças seja titular de abono de família do 1.º ou 2.º escalão”, mesmo que não tenha um contrato de eletricidade no respetivo nome.

Segundo nota divulgada pela Segurança Social…

São consideradas prestações sociais mínimas o complemento solidário para idosos, o rendimento social de inserção, a pensão social de invalidez do regime especial de proteção na invalidez, o complemento da prestação social para a inclusão, a pensão social de velhice e o subsídio social de desemprego

O Governo avançou também com um apoio adicional por criança ou jovem que beneficie de abono de família, “calculado de forma igual para todos”. Na prática, trata-se de uma majoração de 15 euros mensais, também pago trimestralmente. Este conjunto de medidas vai ter um custo de 580 milhões de euros e deverá abranger cerca de três milhões de pessoas. Para saber como atualizar o IBAN aceda aqui.

Exit mobile version