Pplware

Ataque à Sony Pictures poderá ser mais que pirataria

Depois de colocarem online cinco filmes inéditos da Sony Pictures, os Guardians of Peace (GOP) voltaram a divulgar novas informações confidenciais da empresa.

Esta semana surgiu a notícia de que filmes como Fúria ou Mr. Turner haviam sido distribuídos gratuitamente na Internet, por um grupo de hackers denominado de GOP, resultado de um ataque à Sony Pictures.

Mas o que parecia ser apenas uma partilha ilegal de filmes, poderá ir muito além disso. Com este ataque à empresa, os GOP terão roubado mais de 100 TB de ficheiros para irem divulgando na Internet.

O The Next Web foi um dos sites que recebeu documentos confidências da Sony Pictures directamente do grupo de hackers. Estes documentos incluem certificados de segurança da Sony, senhas de acesso privado aos servidores, senhas de registo e intermináveis listas de passwords em texto simples.

Mas os “Guardiões da Paz” poderão ter ainda em seu poder o registo criminal dos funcionários da empresa, negociações de salários, prescrições médicas relacionadas com baixas e reformas dos funcionários, registos salariais entre muitas outras informações.

E-mail enviado pelos GOP ao The Next Web

Devido ao conteúdo sensível, os ficheiros originais recebidos pelo site não foram divulgados. São senhas acesso a uma quantidade infindável de serviços da empresa, credenciais de acesso à rede corporativa da empresa, senhas de acesso a contas de filmes nas redes sociais, senhas de acesso FTP a muitos dos escritórios da Sony Pictures espalhados pelo mundo e muito, muito mais.

A Sony, apesar de parecer desvalorizar um pouco toda esta situação, continua a mover esforços para perceber de onde veio este ataque, que ao que tudo indica poderá ter surgido da Coreia do Norte, apesar do país já ter vindo garantir que não está envolvido nos ataques.

Ainda não existem certezas também quanto à veracidade destes documentos, que poderiam muito bem ter sido fabricados, contudo, existem especialistas a estuda-los com detalhe e ao que tudo indica parecem ser legítimos.

Exit mobile version