Pplware

Assistente virtual robótico irá equipar a Estação Espacial

Está a ser enviado para a Estação Espacial Internacional (ISS) um robô assistente de voo chamado CIMON. Este equipamento tem como missão ajudar o astronauta europeu Alex Gerst nas sua investigação.

Pela primeira vez, estarão no Espaço, lado a lado, a Inteligência Artificial e o Ser Humano.


Cada vez mais e a cada ano que passa, somos mais auxiliados e passamos mesmo a confiar em assistentes virtuais, como conhecemos a Alexa, a Siri e outros serviços que nos ajudam em tarefas como escolher a nossa música, gerir equipamentos domésticos e até executar tarefas programadas dentro de casa e não só.

Num sentido de tirar proveito neste tipo de automatismos, a empresa Airbus está a projetar um assistente de missão semelhante, para ajudar os astronautas a completar as tarefas diárias na Estação Espacial Internacional.

International Space Station ISS

A empresa europeia que fabrica aviões, está a desenvolver o Crew Interactive MObile CompanioN, conhecido por CIMON, em colaboração com a administração espacial do centro aeroespacial alemão. Este projeto visa colocar, pela primeira vez, inteligência artificial na ISS.

CIMON assume a forma de um robô esférico e de voo livre, que pode mover-se independentemente ao redor da estação. Tem o aspeto de uma bola terapêutica e pesa aproximadamente 11 quilos.

A tecnologia está preparada para executar o teste de execução de tarefas a bordo da ISS em junho de 2018. Este robô ajudará o astronauta Alexander Gerst durante a missão Horizons da Agência Espacial Europeia até outubro de 2018. O CIMON usa uma versão modificada do Watson AI da IBM e foi ensinado a reconhecer a voz de Gerst e a sua aparência.

Os recursos do CIMON incluem a exibição de instruções visuais para um procedimento específico no ecrã, oferecendo soluções para problemas e dando alertas antecipados para questões técnicas.

O CIMON foi projetado para ajudar Gerst, contudo, o robô será testado durante a sua estadia e irá aprender sozinho. Gerst está preparado para colaborar com o CIMON em três projetos, para testar as capacidades do assistente. Entre esses projetos está uma experiência onde o CIMON servirá como uma câmera voadora durante uma tarefa médica complexa, e noutro, o astronauta e a IA irão tentar resolver o Cubo Rubik.

De acordo com um relatório do MIT Technology Review, a Airbus quer usar o CIMON para investigar como a presença de um assistente de Inteligência Artificial afeta a dinâmica social num pequeno grupo. Além do CIMON poder desempenhar um papel importante em futuras viagens espaciais ou missões para Marte, a Airbus espera que o assistente também sirva um propósito na Terra, para trabalhar em hospitais, oferecendo atendimento social numa espécie de Alexa alternativa e sofisticada.

Exit mobile version