Pplware

As redes sociais deram voz aos imbecis, afirma Umberto Eco

As redes sociais foram um fenómeno que nos permitiu ter acesso a conteúdos que, de outra forma, seriam muito difíceis de ter conhecimento. Mas… nem tudo são rosas e, a verdade, é que muitas pessoas não estão ‘educadas’ para saberem estar na Internet no geral e nas redes sociais em particular.

Por sua vez, o escritor italiano Umberto Eco, vem acentuar essa ideia, afirmando que as redes sociais vieram dar voz aos imbecis!

As declarações foram feitas na passada quarta-feira, dia 10 de Junho, no decorrer do evento no qual Umberto Eco recebeu o título de doutor honoris causa em comunicação e cultura, na Universidade de Turim, no norte de Itália.

O escritor italiano de renome, também conhecido por criticar o papel das novas tecnologias no processo de disseminação de informação, é da opinião que as redes sociais dão o direito à palavra a uma “legião de imbecis” que, antes destas plataformas, apenas falavam nos bares, depois de uma taça de vinho, sem prejudicar a colectividade.

Segundo Umberto Eco:

“Normalmente, eles [os imbecis] eram imediatamente calados, mas agora têm o mesmo direito à palavra que um Prémio Nobel”

Umberto Eco – Escritor italiano – 83 anos

Para o escritor, antes das redes sociais, a televisão já havia colocado o ‘idiota da aldeia’ num patamar em que este se sentia superior.

“O drama da Internet é que ela promoveu o idiota da aldeia a detentor da verdade”

Umberto Eco a receber o título de Doutor honoris causa (créditos: ANSA)

Umberto Eco deixou ainda um conselho aos jornalistas para que estes filtrem, com uma ‘equipa de especialistas’, as informações que constam na Internet pois parece que já ninguém é capaz de determinar se um site é confiável ou não.

A notícia foi avançada pela ANSA, a principal agência noticiosa italiana.

Concordam com estas declarações de Umberto Eco?

Exit mobile version