Pplware

As 6 melhores notícias de 2015, segundo Bill Gates

Não há dúvidas que 2015 foi um ano cheio de grandes notícias e, bem presente nas nossas memórias, estão as dos ataques terroristas, dos escândalos financeiros, e tantas outras tão negativas. Mas 2015 foi um ano de grandes avanços, de grandes notícias e acontecimentos que fazem a ciência, a tecnologia e o mundo avançarem.

Bill Gates fez questão de destacar aqueles que, na sua opinião, foram os acontecimentos mais importantes e positivos de 2015.

1. Não houve casos de pólio registados em África durante 2015

A 24 de Junho, a Nigéria alcançou o marco de um ano sem registo de novos casos de pólio, uma doença incapacitante e, por vezes, fatal.

A Nigéria foi, assim, o último país de África a registar casos da pólio selvagem. Os especialistas temiam que esta fosse uma doença sem fim, mas graças à intervenção de uma equipa composta por milhares de pessoas a trabalhar junto das populações em todo o território, com o objectivo de vacinar o maior número de crianças, a doença parece ter sido erradicada no continente.

Em 1988, a doença afectava 125 países e, actualmente, já só se encontra de forma endémica no Afeganistão e Paquistão.

 

2. A Ciência foi defendida de forma impressionante por Neil Tyson

Neil deGrasse Tyson recebeu, durante este ano, o mais prestigiado prémio da Ciência pela Academia Nacional mas, durante toda a sua carreira, o cientista e astrofísico, tem vindo a receber grandes menções honrosas.

Bill Gates refere que o incluiu na sua lista “devido ao seu brilhante discurso naquele dia [dia em que recebeu o prémio pela Academia Nacinal] […] com o melhor argumento relativo ao facto de a ciência desempenhar um papel fundamental na formulação de políticas”.

Todo o discurso de Neil deGrasse Tyson aqui.  

3. Atribuição do prémio Nobel da Medicina a investigadores de “doenças dos pobres”

A 5 de Outubro acordei com a maravilhosa notícia de que o prémio Nobel da Medicina deste ano havia sido atribuído a três investigadores que desenvolveram ferramentas indispensáveis para combater as doenças dos pobres.

William C. Campbell, norte-americano, e Satoshi Omura, japonês, receberam o prémio pelo trabalho que desenvolveram na criação da Ivermectina, o medicamento eficaz no tratamento de uma série de doenças provocadas por parasitas. Tu Youyou, da China, foi premiada pelo desenvolvimento da artemisinina, que actua no tratamento da malária.

 

4. Portal online gratuito de preparação para os exames de admissão às Universidades nos EUA (SAT)

A educação não poderia deixar de ser uma área a destacar por Bill Gates e o fundador da Microsoft demonstrou a sua satisfação em relação à criação de um portal gratuito para que qualquer estudante se consiga prepara para o SAT ou PSAT.

Estou muito entusiasmado com este projecto pelo que ele significa para as crianças e famílias que não podem pagar aulas caras de preparação para os testes.

 

5. Serviços bancários móveis superaram todas as projecções optimistas

Segundo Bill Gates, os serviços bancários móveis contribuíram de forma importante para ajudar as pessoas a sair da pobreza.

Hoje, mais de 2 mil milhões de pessoas não têm qualquer acesso a serviços financeiros, limitando, de forma substancial, a sua capacidade de emprestar, poupar, investir e participar na economia. Mas isso está a mudar rapidamente.

75% dos adultos têm já um acesso banco móvel no Quénia e grandes avanços estão a acontecer no Brasil, Ruanda, Tanzânia, Bangladesh e Índia. Esta é uma tendência importantíssima, principalmente, tendo em consideração que estes países com maiores níveis de pobreza conseguem níveis de desenvolvimento nesta área superiores a alguns países ricos.

 

6. Rubéola erradicada das Américas

O continente americano, durante este ano, declarou que a região foi a primeira a eliminar a rubéola depois de 15 anos a apostar na vacinação de homens, mulheres e crianças.

Exit mobile version