Sendo o Android um projecto de código aberto, há vários caminhos que são tomados tendo como base o código trabalhado pela Google, existente no AOSP. Uma das ROMs mais populares é a MIUI, desenvolvida pela Xiaomi, que além de apresentar funcionalidades únicas no mundo Android, possui também um visual bastante semelhante ao iOS da Apple e com traços evidentes do TouchWiz da Samsung.
Como consequência do forte crescimento da Xiaomi em 2014, a MIUI teve várias conquistas que merecem louvor e demonstram a qualidade do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela Xiaomi.
Cada fabricante dá o seu toque na interface e adiciona diversas funcionalidades, de forma a ter trunfos para competir com a concorrência. A Xiaomi faz o mesmo na MIUI mas de forma mais agressiva, mostrando uma versão do Android que em quase nada se assemelha à versão base da Google. O melhor de tudo é que há um conjunto de dispositivos que são suportados (ver aqui), sendo assim o acesso à MIUI transversal a equipamentos Xiaomi.
O conjunto de funcionalidades únicas que se pode encontrar na MIUI, tal como abordado na análise ao smartphone Xiaomi Mi 4, fazem desta uma interface única e muito apetecível. Pessoalmente, como longo utilizador de equipamentos Samsung e um pouco por todas as marcas, considero a MIUI uma interface acima da média, bastante completa, estável e funcional.
Quanto às conquistas da MIUI em 2014, passemos a enumerar.
14/Março – lançamento da versão Public Beta para o Nexus 7
Este é um marco com especial importância pois veio abrir o caminho ao sucesso do tablet da Xiaomi, o Mi Pad. Foi a primeira versão da MIUI concebida especialmente para tablets e é trabalho que está pronto para a implementação noutros tablets.
21/Abril – 3º Concurso Mundial de temas para a MIUI
Sendo a MIUI uma ROM completamente personalizável com recurso a temas, podemos dizer que existem temas para todos os gostos, até demais. Seja como for, foram submetidos 3016 novos temas por mais de 1800 designers. Fizeram-se mais de 100 milhões de downloads de temas.
25/Maio – Lançamento do serviço MIUI Directory
O MIUI Directory é um serviço “lifestyle” que procura ajudar o utilizador em várias tarefas como explorar restaurantes, comprar bilhetes de cinema, reservar hotéis, monitorizar encomendas, comprar viagens, pagar despesas, etc. Depende de recursos locais, pelo que terá limitações de utilização fora da China.
16/Agosto – Lançamento da nova MIUI 6
Uma interface totalmente renovada, muito ao estilo do iOS 7. Tem cerca de 70 milhões de utilizadores, a nível global.
29/Agosto – Lançamento da MIUI 6 para programadores
A MIUI tem uma enorme comunidade que não só ajuda no seu desenvolvimento e melhoria mas também trabalha no sentido de compatibilizar a interface para outros dispositivos Android. Esta data marca a disponibilização da MIUI 6 para programadores e também a disponibilização da primeira versão para os smartphones Xiaomi Mi 3 e Mi 4.
7/Novembro – MIUI 6 chega ao Redmi Note 4G
Porque a Xiaomi também tem phablets e estes precisam de uma interface ajustada ao seu tamanho, foi lançada a primeira versão de desenvolvimento para dispositivos Redmi, abrindo assim caminho para compatibilizar esta versão num sem número de dispositivos Android de maiores dimensões.
25/Novembro – Mi App Store atinge os 10 mil milhões de downloads
Com uma média de downloads diários de cerca de 50 milhões e cerca de 1,5 mil milhões de downloads mensais, a Mi App Store (loja de aplicações alternativa à Play Store) celebra assim a marca de 10 mil milhões de downloads a partir da sua loja virtual.
3/Dezembro – Mi Cloud torna-se num dos maiores serviços Cloud da China
Com cerca de 68 milhões de utilizadores, a Mi Cloud possui um armazenamento global de 57 petabytes. No dia de maior crescimento, foram armazenados 380 terabytes de nova informação.
A Mi Cloud armazena e sincroniza conteúdos entre dispositivos e a Web. Os conteúdos suportados são contactos, mensagens SMS, registos de chamadas, galeria de imagens e vídeos, notas, gravações, redes Wi-Fi, gravações de voz, música e backup dos dispositivos. Tem também o serviço de localização e bloqueio remoto em caso de perda ou roubo.
12/Dezembro – 112 países utilizam a MIUI
Com uma adopção muito rápida a nível global, a MIUI atinge a marca da presença em 112 países. Possui traduções para 29 idiomas e 31 sites criados pelos fãs da MIUI. A maior parte desses sites é responsável pela tradução da MIUI para o respectivo idioma.
No caso do idioma português, o mérito é todo da comunidade MIUI Portugal que tem feito um excelente trabalho.
30/Dezembro – 10 milhões de utilizadores globais da MIUI
Porque a MIUI não é utilizada apenas por dispositivos da Xiaomi, o número de utilizadores desta interface independentemente do dispositivo utilizado atingiu assim os 10 milhões.
É um total de 347 dispositivos Android para os quais foi criada uma versão da MIUI, pronta a utilizar por qualquer um. Desses 347, 114 foram portados por programadores fora da China, o que demonstra a elevada adopção desta interface a nível mundial.
2015 vai ser um ano fortíssimo para a Xiaomi e consequentemente para a MIUI. Não há dúvidas que surgirão agradáveis surpresas tecnológicas desta empresa.
Fonte: MIUI forum
O que espera da MIUI para 2015?