Por Pedro Fonseca para o Pplware
Em contagem decrescente para o grande evento internacional de fotografia, a Photokina 2014, as novidades não param de surgir. Já aqui falámos da Fujifilm x30 e da Olympus PEN E-PL7.
Desta vez a novidade vem da Metabones que anunciou o seu mais recente Speed Booster para objetivas Canon EF, nomeadamente para câmaras mirrorless (sem espelho) com encaixe M4/3 (micro quatro terços).
Foi no dia 27 de Agosto, na passada quarta-feira, que a Metabones anunciou o seu novo equipamento, um Speed Booster Canon EF para M4/3.
Para além das características comuns aos outros Speed Booster, este tem ainda:
- Ganho de 1 stop.
- Aumento da “definição” MTF (Modulation Transfer Function).
- O campo de visão fica mais largo em 0.71x.
Relativamente ao controle electrónico, este modelo traz as seguintes características:
- Controlo electrónico da abertura do diafragma. Os controlos de abertura do diafragma são controlados na câmara.
- Alimentado pela própria câmara. Não necessita de uma fonte externa de energia, mas também aceita fontes de energia de terceiros via ficha MicroUSB.
- Processador de alta performance de 32-bits.
- A base para o tripé dá para retirar e é compatível com vários tipos de encaixe tipo plate.
As ópticas foram desenhadas pela Caldwell Photographic, nos USA e aguarda aprovação de patente.
Algumas vantagens…
Imaginem poderem usar, nem que seja emprestadas/alugadas, as fabulosas objectivas da Canon numa Mirrorless/CSC onde, para além do “crop factor”, ainda estão a ganhar um stop de luz.
Isto é bastante vantajoso para quem fotografa animais selvagens e precisa estar muito longe do animal, pois se se aproxima ele poderá fugir e perder uma excelente foto.
Imagine poder usufruir duma muito comum Canon EF 70-300 mm f/4-5,6L IS USM e transformá-la numa, equivalente a 35mm, 100,6-426mm f/2.8-4. As contas a fazer, neste caso, são as seguintes: Crop factor de 2x, sendo este valor relativo ao sensor 4/3 em comparação com o valor diagonal dos 35mm + o valor do ganho de área visível, que neste caso é, multiplicar por 0,29* o valor dos milímetros da multiplicação do valor do crop factor versos milímetros da objectiva. No final é fazer as contas em relação ao ganho de 1 stop de luz. 2x70mm=140mm – (140mm x0,29= a 40,6mm)* [140mm-40,6mm]=100,6mm 2x300mm=600mm – (600mm x0,29= a 174mm)* [600mm-174mm]=426mm
*Ampliação do campo de visão. Devido ao que a lente do adaptador da Metabones faz quando comprime a luz, faz com que haja um factor de ampliação da área visível na ordem dos 0,71. Para termos uma relação “1:1” – “1:1” é o mesmo que dizer que não houve alteração no campo de visão que a objectiva oferece. Se a objectiva é 100mm, ao colocarmos um adaptador que não alterasse o campo de visão, continuariamos a ter uma 100mm – neste caso, sabemos que falta 0,29 para que o efeito de ganho fosse anulado (0,71+0,29=1) e é por isso que temos que fazer estas contas. Ex.: Com uma objectiva de 100mm, com este adaptador, passamos a ter uma 71mm.
Podem ver aqui a review deste produto pela Eos HD que já teve a oportunidade de testar este equipamento.
Este Speed Booster encontra-se já à venda por $599 (cerca de 450€),e pode obter mais informações aqui.
A empresa Metrabones conta já com vários Speed Booster para diversos mounts.
Acha que este tipo de lente, pelo que oferece, vale o dinheiro que a marca pede?