Pplware

Aprenda a instalar o PC-BSD 10 Joule no seu PC

Além do Windows, MacOS e do próprio GNU/Linux, há outros sistemas operativos que são simplesmente fantásticos. Um dos exemplos é o PC-BSD, que é baseado no FreeBSD, que se destaca pela extrema estabilidade e segurança, tanto ao nível do Desktop como ao nível dos servidores.

O PC-BSD foi criado com o objectivo de garantir uma experiencia agradável, permitindo ao utilizador que instale, por exemplo, os ambientes gráficos que pretende (KDE, XFCE, LXDE e até o Mate). Hoje vamos aprender a instalar o PC-BSD 10.

Ao contrário do que se possa pensar, a instalação do PC-BSD 10 é relativamente simples e rápida. Para tal o utilizador apenas tem de decidir o que pretende instalar e seguir os passos intuitivos do instalador.

Passo 1 – A instalação do PC-BSD 10 pode ser realizada via interface gráfica ou texto. Para este tutorial vamos escolher instalação via interface gráfica seleccionando “Graphical Install

Passo 2 – Escolhemos agora se pretendemos instalar a versão Desktop ou a versão servidor. Vamos escolher a versão Desktop para este tutorial.

Carregando em Customize o utilizador pode decidir o que pretende instalar no sistema. Por exemplo, em Desktop podemos escolher os mais diversos ambientes gráficos de trabalho. Para este tutorial escolhemos o Gnome para ser o nosso ambiente gráfico de trabalho.

Passo 3 – Depois de escolhidos os pacotes a  instalar podemos indicar em que partição o sistema vai ser instalado. No nosso caso escolhemos a opção de instalar o sistema em todo o disco, sendo o particionamento realizado automaticamente.

Passo 4 – Depois é só confirmar a instalação carregando em YES

O processo de instalação demora cerca de 30 minutos.

Passo 5 – Depois de terminado o processo de instalação, carregamos em Finish

Passo 6 – Durante o processo de arranque é-nos dada a possibilidade de definir a resolução do ecrã. No nosso caso escolhemos 1024×768.

Passo 7 – Podemos também escolher o idioma do sistema.

Passo 8 – Indicamos agora qual o nosso fuso horário e atribuímos também um nome ao sistema.

Passo 9 – Escolhemos agora uma password para o superutilizador root

Passo 9 – O sistema de instalação obriga também à criação de um novo utilizador. Para isso basta indicar o nome, nickname e password.

Passo 10 – E está feito, basta que carreguem em Finalizar para se autenticarem no sistema.

Passo 11 – A autenticação no sistema é efectuada com as credenciais criadas no Passo 9.De referir que caso tenham instalado mais do que um ambiente gráfico de trabalho podem agora escolher qual pretendem para a vossa sessão.

Agora é a vossa parte! Explorem o sistema e validem a estabilidade do mesmo. O PC-BSD 10 traz já um conjunto de ferramentas pré-instaladas mas facilmente podem instalar outras.

 

PC-BSD é sem dúvida um sistema operativo amigável que facilmente se confunde com o GNU/Linux. Como referimos este sistema traz já vários pacotes que podem ser instalados offline ou através dos repositórios do PC-BSD. Experimentem e digam-nos o que acharam.


Download: PC-BSD
Homepage: PC-BSD

Exit mobile version