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Apple ultrapassa Samsung com 37 milhões de iPhones vendidos

A Apple é a marca que mexe com os conceitos basilares do mercado das tecnologias. Embora o mundo esteja a atravessar uma profunda revolução económica e financeira, a marca de Cupertino soma e segue deixando para trás a concorrência.

Durante algum tempo, no inseguro período após o abandono de Steve Jobs, pairou no horizonte algumas nuvens de incerteza quanto à capacidade de Tim Cook e restante equipa da Apple, para consolidar ou mesmo aumentar a fasquia imposta pelo carismático fundador da Apple. As dúvidas ficam agora completamente dissipadas, a cultura da Apple mantêm-se intacta, reflectido num trimestre histórico para a empresa com as vendas de iPhones a ultrapassarem as vendas de smartphones da Samsung.

Fechado o ano de 2011, ficou também concluído um dos mais apetecidos trimestres para as empresas tecnológicas, que inclui as épocas festivas. Só agora os gigantes tecnológicos começam a disponibilizar os resultados fiscais. E os resultados não poderiam ser melhores. A empresa sediada em Cupertino, conseguiu atingir um marco histórico, 37 milhões de iPhones vendidos no último trimestre de 2011. Para se ter uma ideia do crescimento, este número representa mais do dobro do que a Apple vendeu no mesmo periodo do ano anterior.

Este valor ultrapassou o também o valor de 35 milhões registados pela Samsung surpreendendo o clima de expectativa em Wall Street. Olhando para os números a diferença de 37 milhões para 35 pode não parecer muito significativa. Contudo se pensarmos que a Samsung vende um conjunto bastante diversificado de modelos (não só Android, mas também Windows Phone 7 e Bada), este número tem um significado muito interessante. Embora o Galaxy S II seja um equipamento bastante vendido e de qualidade inquestionável, e a Samsung se orgulhe do seu novo Galaxy Nexus (que abrange um nicho de mercado para programadores e entusiastas de uma experiência “pure Google”) não terá sido suficiente para manter a primeira posição de vendas.

Um dos factores de sucesso da Apple, segundo os analistas, passa também pelo timing em que lançou o iPhone 4S. Já que tem evitado lançar os seus produtos nos meses a seguir ao Natal. Se, como tudo indica, a Samsung lançar o Galaxy S III no Mobile World Congress no final de Fevereiro, este apenas chegará ao consumidor final alguns meses depois deixando de mãos a abanar os “early adopters”. Faltam ainda saber os valores da Nokia e apesar de aparentemente parecer haver bons indicadores tudo indica que a nível mundial se fique pelo 3º lugar.

Quanto aos outros resultados da Apple, foram vendidos 15 milhões de iPads, 15,5 milhões de iPods (nano, shuffle e e touch) e 5.2 milhões de computadores Mac. Tirando um decréscimo nas vendas do volume de iPods, os restantes números, revelam de qualquer forma valores impressionantes que mostram que a Apple tem uma palavra a dizer em quem mais vende, apesar da concorrência agressiva da Samsung.

Press Release

CUPERTINO, Califórnia—24 de Janeiro, 2012— A Apple® anunciou hoje os resultados do seu primeiro trimestre fiscal de 2012, que englobou 14 semanas e terminou a 31 de Dezembro de 2011. A empresa apresentou receitas trimestrais de 46,33 mil milhões de dólares e um lucro liquido de 13,06 mil milhões de dólares, ou 13,87 dólares por ação diluída. Estes resultados comparam-se às receitas de 26,74 mil milhões de dólares e lucro líquido de 6 mil milhões de dólares, ou 6,43 dólares por ação diluída do mesmo trimestre do ano passado. A margem bruta foi de 44,7 por cento, comparado com os 38,5 por cento do mesmo trimestre do ano passado. As vendas internacionais foram responsáveis por 58 por cento das receitas trimestrais.

A empresa vendeu 37,04 milhões de iPhones no trimestre, o que representa um aumento unitário de 128 por cento face ao conseguido no mesmo trimestre do ano passado. A Apple vendeu 15,43 milhões de iPads no decorrer do trimestre, um aumento de 111 por cento face ao conseguido no mesmo trimestre do ano passado. A companhia vendeu 5,2 milhões de Macs no decorrer do trimestre, o que representa um aumento unitário de 26 por cento face ao mesmo trimestre do ano passado. A Apple vendeu 15,4 milhões de iPods no decorrer do trimestre, representando um decréscimo de 21 por cento face ao mesmo trimestre do ano passado.

“Estamos maravilhados com os nossos excelentes resultados e vendas recorde de iPhone, iPad e Mac”, disse Tim Cook, CEO da Apple. “O momento da Apple é incrivelmente forte, e temos incríveis novos produtos na calha.”

“Estamos muito contentes de ter gerado mais de 17,5 mil milhões de dólares em cash flow das operações no decorrer do trimestre de Dezembro”, disse Peter Oppenheimer, CFO da Apple. “Olhando em frente para o segundo trimestre de 2012, que terá 13 semanas, esperamos receitas de aproximadamente 32,5 mil milhões de dólares e ganhos por ação diluída de aproximadamente 8,50 dólares.”

A Apple vai fornecer o streaming em direto da sua conference call dos resultados financeiros do primeiro trimestre a partir de 24 de Janeiro, 2011, às 22:00 em www.apple.com/quicktime/qtv/earningsq112. Este webcast fica disponível para visionamento durante aproximadamente duas semanas.

Este comunicado de imprensa contém citações futuristas incluindo aquelas sobre as receitas estimadas e ganhos por acção diluída da empresa. Estas citações envolvem algum risco e incerteza e os resultados reais podem ser diferentes. Os riscos e incertezas incluem o efeito de factores competitivos e económicos e a reação da empresa a estes factores, relativamente às decisões de compra dos consumidores e empresas face aos produtos da empresa; pressões competitivas contínuas no mercado; a capacidade da empresa fornecer o mercado e estimular a procura do cliente por novos programas, produtos e inovações tecnológicas periódicas; o efeito do lançamento e transição de produtos, mudanças no preço dos produtos ou um misto, e/ou aumentos que os custos de conteúdos possam ter na margem bruta da empresa; o risco de inventário associado à necessidade da companhia em encomendar ou comprometer-se em comprar em adiantado componentes de produto; a disponibilidade contínua em termos aceitáveis, ou então, de certos componentes e serviços essenciais para o negócio obtidos pela empresa a partir de recursos únicos e limitados; o efeito que a dependência da companhia face a serviços de fabrico e logística dado por terceiros possam ter na qualidade, quantidade ou custo dos produtos fabricados ou serviços prestados; a confiança da companhia na disponibilidade de conteúdos de terceiros; o potencial impacto de uma descoberta que a empresa possa ter infringido algum tipo de direito intelectual ou outros; a dependência da companhia na performance dos distribuidores, operadores e outros revendedores dos seus produtos; o efeito que os problemas de qualidade de produto e serviço possam ter nas vendas e lucros operacionais da empresa; a confiança da companhias em service providers únicos para iPhone® em certos países; a disponibilidade contínua de executivos e funcionários-chave; guerra, terrorismo, assuntos relacionados com saúde pública, desastres naturais e outras circunstâncias que podem perturbar o fornecimento, entrega ou procura de produtos; potenciais litígios de assuntos investigados pelo comité especial do conselho executivo e a reafirmação da consolidação da demonstração financeira da empresa; e resultados desfavoráveis de outros procedimentos legais. Mais informação sobre factores potenciais que podem afectar os resultados financeiros da empresa está incluído ocasionalmente nos relatórios públicos da empresa juntamente com o SEC, incluindo o Form 10-K para o ano fiscal findo a 24 de Setembro, 2011, e os Forms 10-Q para o trimestre findo a 31 de Dezembro, 2011 para ser preenchido com o SEC. A empresa não assume qualquer tipo de obrigação para atualizar qualquer previsão ou informação, que dizem respeito às suas datas.

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