Pplware

Apple TV, iPhone 5 e iPad 2 – Já mexe o mercado Apple

Os rumores já não são de agora, o iPhone e iPad são motivo de novidade desde que saíram… ou mesmo antes. Surgem com mais fluxo rumores sobre a Apple TV, sobre o novo iPhone 5 e, principalmente, fala-se sobre o iPad 2. Mas o que haverá de novo?

Como já falámos esta semana, as mais recentes novidades dizem respeito ao iPhone que a Apple desenvolveu para a Verizon, onde apareceu um novo chip Qualcomm para suportar CDMA, tecnologia utilizada pela Verizon em detrimento do nosso conhecido GSM.

Mas o hype é o iPad 2. Têm surgido novos dados, de fontes que se dizem credíveis e aparecem imagens da estrutura do novo iPad que mostram novas capacidades e novas funcionalidades. Segundo essas informações, mais recentemente avalizadas pelas Engadget, o novo iPad aparecerá 12 meses depois do lançamento do primeiro iPad, será em Abril deste ano e contará com novidades sonantes.

IPad2: O novo iPad manterá um ecrã de 10″ para gozar da mesma tecnologia que o iPhone 4, a tecnologia Retina Display, que conferirá uma super resolução ao iPad. Irá incluir duas câmaras, uma frontal e outra no verso do dispositivo, esta inclusão seria já esperada, mesmo porque a tecnologia Face Time tem ganho grandes avanços nos dispositivos Apple e tem ganho muitos adeptos entre os utilizadores Apple.


Pelas imagens da hipotética nova estrutura do iPad, pode-se ver uma nova ranhura que será para a entrada de cartões SD. Será uma nova função mas muito normal, pois o iPad através de uma adaptador já permitia a leitura e importação de imagens a partir de cartões SD (Secure Digital).

Mas será debaixo do “capot” que aparecerão as novidades mais sonantes. O novo iPad terá um chipset duplo GSM/CDMA produzido pela Qualcomm e marcará a profunda mudança na Apple que se afasta da Infineon, fabricante que equipou o primeiro iPad. Segundo consta será o novo chipset Qualcomm que equipará todos os novos dispositivos ou versões de dispositivos Apple.  Não está claro se o chipset a ser usado será baseado numa variante do EV-DO/HSPA GOBI da companhia ou se será um design completamente novo. Presumivelmente, a força do novo chipset de modo-duplo permitirá à Verizon e à AT&T disponibilizar o iPad simultaneamente.


Segundo a mesma publicação, todas estas novas alterações e evoluções serão portadas para o novo iPhone 5. Como podemos ver no vídeo seguinte, é um iPhone completamente redesenhado no seu interior. Há algumas informações que avançam com um lançamento perto do verão e que este novo iPhone está já em teste dentro do Campus da Apple, estritamente fechado esse novo equipamento.

iPhone 5: Não existe ainda nada mais concreto em termos dos outros componentes. Fala-se que será usado no iPhone 5 o novo processador Apple A5 (o chip multi-core baseado no Cortex A9). Este dispositivo, tal como o iPad 2, terá um chipset Qualcomm que tem uma tripla função para suporte a um processador de banda base CDMA/GSM/UMTS e que afastará no momento a tecnologia LTE.

Apple TV: A Apple aprendeu muito sobre a TV e procura fazer dela muito mais que um passatempo. Apple vai criar uma App Store para a iTV e a box terá o mesmo processador A5. Diz-se o que o processador A5 é muito rápido, que reproduz vídeo de 1080p como “água corrente”, tal como o chipset Tegra2 da Nvidia

Os dados estão lançados, numa altura que vimos grandes lançamentos para estes segmentos de mercado. A CES mostrou que estes equipamentos têm alguns outros dispositivos que se podem tornar concorrentes, mas o mercado tem atraído uma atenção especial aos dispositivos da Apple. Este será um novo ano Apple?

Exit mobile version