Pplware

Apple recebeu OK de patente do ecrã curvo e com Touch ID

O iPhone 8 está continuamente a gerar buzz dados os rumores e algumas prováveis evidências que a Apple vai “fabricando”. Agora, a empresa de Cupertino acabou de receber duas novas patentes que são particularmente interessantes para quem está a seguir os ditos e desditos sobre o próximo iPhone do décimo aniversário.

Basicamente, a Apple patenteou um ecrã curvo, sem moldura e com o sensor biométrico TouchID incorporado, como podemos ver no Patently Apple.


Já muito se falou sobre como iria a Apple contornar a hipotética limitação técnica de inserir um leitor biométrico por baixo de um ecrã OLED. Este movimento da Apple mostra que a empresa não estará parada. Com estas patentes agora atribuídas, o caminho estará facilitado para dois dos maiores recursos que, dizem os rumores, ser o trunfo no próximo iPhone.

 

Ecrã curvo, mais fino mas com maior área de visualização

Claro, são apenas patentes e a Apple tem tantas que nunca usou, que foram arquivadas sem ter visto a luz do dia. Poderá, ainda no campo da hipótese, dizer-nos que a Apple estará a explorar a ideia de ter um ecrã curvo, sem qualquer moldura e que incorpore o botão biométrico que tanto caracteriza o iPhone que conhecemos atualmente.

Ao lermos as patentes temos uma noção do que a Apple procura e o que ambiciona que o próximo ecrã do iPhone faça:

Um substrato flexível pode ser utilizado para fabricar o painel de visualização e/ou o painel sensor de toque (referidos coletivamente aqui como um “painel de circuito”) de um dispositivo eletrónico móvel de modo que as bordas do painel de visualização e/ou do painel de sensor de toque possa ser dobrado. Dobrar as bordas pode reduzir a largura (ou comprimento) do painel, que por sua vez pode permitir que o dispositivo global seja mais estreito sem reduzir a área de exibição / ou área ativa de toque do dispositivo.

Isto poderá querer dizer que a patente da Apple cobre a criação de um ecrã feito num material flexível, para que os sensores de toque e o próprio painel possam ser curvos nas bordas do dispositivo, tornando-o mais fino, sem que isso reduza a área de visualização útil do próprio ecrã. É exatamente a mesma estratégia utilizada pela Samsung quando criou o conceito de “ecrã infinito” no Galaxy S8.

 

E o sensor Touch ID?

Como pode ser visto no pedido de patente, esta tecnologia do leitor de impressão digital é um pouco mais complexa. Esta é descrita como sendo um sensor que é integrado diretamente no ecrã para ter acesso à ação de toque, mesmo quando o utilizador estiver a usar uma aplicação. A Apple também já no passado patenteou outras formas de conseguir ou de intentar conseguir esta acção, chegou mesmo a comprar uma empresa cuja sua tecnologia poderia estar intimamente envolvida na necessidade de colocar o sensor biométrico no novo tipo de ecrã.

 

Mas a Apple está a trabalhar a todo o gás

Como podemos ver no site Patently Apple, foram descobertas recentemente 56 patentes registadas pela empresa de Cupertino. Há 2 em particular que intensificam os rumores sobre o que trará o novo iPhone do décimo aniversário. Portanto, olhando de forma simplista para estas duas patentes que são faladas no artigo, poderia o próximo iPhone trazer um ecrã curvo, mais elegante e com integração total do sensor biométrico de leitura de impressões digitais… será?

Via: The Verge

  Leia também:

Exit mobile version