A chegada do iMessage trouxe para os utilizadores do iOS a capacidade de trocarem mensagens pela Internet, sem terem de gastar os seus planos de SMS’s. Esta capacidade é enaltecida por todos os utilizadores, mas tem problemas graves em determinadas situações.
É precisamente com base nesse problema que uma ex utilizadora do iOS colocou um processo legal à Apple, que irá decorrer num tribunal de San Jose, nos Estados Unidos.
O problema que levou a que fosse instaurado este processo tem já alguns anos e afecta todos os utilizadores que transitarem do iOS para o Android ou outro sistema operativo móvel.
Estes utilizadores deixam de ser capazes de receber mensagens por SMS quando os emissores da mensagem são dispositivos com iOS.
Sempre que um iPhone ou iPad envia uma mensagem, o iOS procura saber se o equipamento de destino tem a capacidade de receber mensagens pelo serviço iMessage e, caso este possa, marca-o para que no futuro envie mensagens por esse canal de comunicação.
O problema, que existe desde que a Apple lançou o serviço e que esta até já admitiu existir, leva a que a partir desse momento esse equipamento passe a estar marcado no equipamento de origem para receber apenas mensagens via iMessage e que não possa ser removida a marcação feita.
Após terem recebido mensagens como dispositivos iOS, mesmo que deixem de ter um dispositivo que corra esse sistema operativo, as mensagens continuam a ser enviadas por aí, não sendo entregues.
Foi precisamente isso que aconteceu a esta ex utilizadora do iOS que mudou para Android. Desde essa mudança que deixou de receber mensagens de contactos seus que utilizam iPhones.
O processo reclama que a utilizadora viu-se privada de receber as mensagens desses contactos e também que a Apple não alertou especificamente que ao deixar de usar o seu sistema operativo deixaria de receber mensagens destes contactos.
Apesar de ser um bug com vários anos a Apple nunca o resolveu e este continua a afectar todos os que mudam de iOS para outro qualquer sistema móvel.
Existe uma solução semi-oficial, sendo inclusive recomendada pela Apple. Esta passa pela remoção desses contactos nos dispositivos de origem e a criação de novos contactos, o que não é algo prático.
O processo deverá agora correr nos tribunais e o seu resultado deverá surgir em breve. Essa decisão dos tribunais poderá abrir a porta a novos processos similares e que podem custar à Apple uma elevada quantia.