Pplware

Apple poderá estar a desenvolver a nova geração do Magic Mouse

O histórico da Apple mostra que tem revolucionado a forma como os utilizadores interagem com as seus sistemas operativo, não apenas nas suas interfaces únicas, mas também nos periféricos que são usados para as controlar.

Não foram os inventores do rato, mas contribuíram para a sua massificação ao reinventarem-no e torná-lo uma ferramenta essencial. A mais recente patente submetida pela Apple pode mostrar que esta empresa está empenhada em voltar a fazer do rato uma ferramenta avançada e com novos argumentos.

A patente submetida pela Apple na passada semana no U.S. Patent and Trademark Office descreve um dispositivo que tem a capacidade de reconhecer a força que é aplicada no seu botão e que consegue dar uma resposta ao utilizador.

Descrito desta forma esta patente pode fazer pouco sentido, mas a verdade é que pode revolucionar a forma como os utilizadores usam o rato e interagem com ele.

A novidade da Apple, caso seja aprovada e passe para produção, pode dispensar os vários botões do rato, passando a existir apenas um, que terá a capacidade de perceber a força aplicada e que em função dessa mesma força terá acções diferentes, que podem ir desde o simples duplo clique até à abertura de pastas ou ficheiros.

Combinado com a capacidade de perceber a localização onde o toque foi dado no rato, já utilizada com sucesso no Magic Mouse, fica disponível a possibilidade de realizar ainda mais acções com um simples botão.

Depois vai existir a capacidade de retornar respostas ao utilizador (feedback háptico) através de vibrações, que servirão para confirmar as acções ou para mostrar que acção foi seleccionada.

Toda esta nova capacidade assenta num design que é similar ao que é já utilizador no Magic Mouse e que é neste momento o mais avançado rato da Apple disponível.

É precisamente este rato da Apple, o Magic Mouse, que se pensa que será o alvo desta patente. Cinco anos depois do seu lançamento é agora hora da Apple começar a preparar a sua evolução e disponibilizar uma versão mais evoluída e adaptada à tecnologia que já está disponível, melhorando ainda mais este seu hardware.

Não têm sido consensuais as opiniões sobre este rato da Apple, com muitos utilizadores a apresentarem vários pontos negativos sobre o seu design e a sua utilização.

Esta patente e a sua inovação são mais uma mostra da forma como a Apple tenta mudar e melhorar a forma como interagimos com os sistemas. Desta vez pretendem criar um rato com apenas um botão, mas que pode assumir vários e que ainda consegue dar ao utilizador respostas e indicações da função escolhida.

Exit mobile version