Pplware

Apple perde mais um dos seus cérebros… para a Tesla!

O mercado de transferências em Silicon Valley está ao rubro, com Chris Lattner a trocar a Apple pela Tesla. Mas, afinal, quem é Chris Lattner?

Possivelmente nunca ouviu falar sobre ele, o que poderá fazer pensar que Chris Lattner não seja assim tão importante… ou talvez não seja bem assim. A verdade é que a Tesla se interessou por ele e teve bons motivos.

Chris Lattner é um dos engenheiros de software mais respeitados em todo o mundo e o principal responsável pelo desenvolvimento da linguagem de programação central no iPhone bem como de uma das bandeiras da Apple, o Swift. Desta vez, Chris vai ser a cara do projecto de software por detrás do novo piloto automático da Tesla, que está a tornar os seus carros completamente autónomos.

É mais uma perda de peso para a empresa construída por Steve Jobs, uma vez que o inventor do Swift se junta assim a Doug Field, ex-vice-presidente de engenharia do departamento Mac, Rich Heley, ex-director de engenharia de ligas metálicas, e a Mat Casebolt, o director do departamento de design, responsável pelo design do novo MacBook Air e da nova touch bar por exemplo.

Com esta manobra, a Tesla demonstra que não está só interessada em construir carros, nem só em construir novos produtos. A empresa de Elon Musk dá a entender que quer que os seus produtos sejam concebidos por peças inteiramente novas desde a sua génese até aos mais pequenos pormenores. Em tempos a Apple revolucionou o mercado dos telemóveis. Hoje, a Tesla revolucionará o mercado automóvel.

A Tesla não está apenas a desenvolver um carro, está a construir todo um novo conceito de computador. Hoje em dia, os computadores são projectados para recolher dados e de seguida enviar para o resto do mundo, os computadores dos carros autónomos funcionam exactamente da forma contrária! Recebem a informação do mundo exterior para a analisar e, a partir daí, “tomar decisões”. É esta a direcção que a Tesla quer seguir mas o caminho ainda é longo e, para isso, precisa dos melhores em todas as áreas das tecnologias de informação.

Mas a Tesla vai mais longe! Enquanto Chris Lattner será o principal responsável pelo software do piloto automático da marca, Jim Keller será o cérebro da parte de hardware do sistema. Outro homem de peso que trocou a Apple pela marca de automóveis elétricos, e que foi uma pessoa central no desenvolvimento dos processadores da Apple, nomeadamente, os Apple A4 e A5 presentes no iPhone 4, 4S, iPad e iPad 2.

Jim Keller

Então, estará a Tesla a desenvolver um processador à base de inteligência artificial? Quanto a isso ainda não há resposta mas esta é uma matéria que não é novidade, outras empresas como a Google, a NVIDIA e a Intel já estão a trabalhar sobre processadores do género que muito jeito podem vir a dar na condução autónoma. É verdade que a empresa poderia optar por adquirir este tipo de tecnologia mas a sua filosofia mostra que segue no sentido contrário, uma vez que esta já optou por produzir as suas próprias baterias. Veremos qual será o próximo passo de Elon Musk… Estará a Tesla a seguir as pisadas da Apple?

Exit mobile version